Barueri não está entre as cidades que poderão ampliar a vacinação contra a Influenza a todos os públicos, conforme informou o Ministério da Saúde na tarde de sexta-feira (dia 31 de maio).
O órgão se baseou no número de vacinas que sobraram da Campanha nacional, que ocorreu de 10 de abril a 31 de maio, para ampliar a imunização, no entanto, nem todas as cidades tiveram sobras, apenas aquelas que não conseguiram cumprir com a meta de 90% de aplicação no público prioritário.
Cidades que atingiram a cobertura vacinal, como é o caso de Barueri (LEIA AQUI), não têm imunobiológicos suficientes para atender à população, uma vez que não sobraram vacinas.
A Nota Informativa nº Nº 129/2019-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, que refere-se à “Extensão da Campanha de Influenza para todas as faixas etárias, a depender do estoque existente”, enviada pelo Ministério da Saúde à Vigilância em Saúde de Barueri, informa que não serão mais enviadas vacinas às cidades.
De acordo com a nota, “o Ministério da Saúde disponibilizará a vacina influenza a toda população. Dessa forma, Estados e Municípios devem orientar a oferta da vacina para todas as faixas etárias, a depender do estoque existente e da estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”.
O documento diz ainda que “não haverá envio de novas doses dessa vacina e dessa forma a ampliação deverá ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver estoque da vacina influenza. Caberá aos gestores informarem a sua respectiva população se haverá disponibilidade de doses e expansão da vacinação”.
Diante de tal determinação e sem estoque da vacina disponível, a Secretaria de Saúde de Barueri informa que a imunização contra a gripe não será estendida a outros públicos na cidade.
#jornalrmsp #brasil #saude #cidades #barueri #rubensfurlan #furlan #soniafurlan #vacinacao #gripe #influenzaa #influenzab #influenzac #influenza #h1n1 #h3n2 #cidadeinteligente