GWM Haval H6 HEV tem preço de Compass e Corolla Cross, mas é econômico?

0

Quando os híbridos ainda eram carros de pouco volume, quase experimentais, as montadoras chinesas chegaram a uma encruzilhada: ou tentavam se igualar às fabricantes clássicas nos carros a combustão ou começavam a desenvolver sua expertise nos eletrificados.

A segunda opção foi seguida, e o resultado se pagou. Hoje, o mercado de carros elétricos da China é, de longe, o maior do mundo, com 6,8 milhões de unidades vendidas em 2022, contra apenas 800.000 dos Estados Unidos. Essa explicação serve para reforçar a evidência de que virão das fabricantes chinesas os elétricos mais baratos do Brasil, como já ocorre com os três subcompactos a baterias vendidos aqui, Caoa Chery iCar, Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1.

Agora essa revolução começa a atingir segmentos de maior volume, por exemplo, com a recém-chegada Great Wall Motors impressionando o mercado com o anúncio dos R$ 209.000 cobrados pela versão única do SUV médio Haval H6 Premium HEV. Esse HEV, vale explicar, indica um híbrido pleno. Nele a frenagem regenerativa e o motor a gasolina carregam a pequena bateria, que alimenta o motor elétrico.

É uma ajuda e tanto para melhorar o desempenho e o consumo, na maioria das vezes.

Em épocas de valores salgados, o modelo da GWM é relativamente barato. Ele custa menos que o Jeep Compass S (R$ 230.990) e que o Volkswagen Taos Highline (R$ 209.190), sendo ligeiramente mais caro que o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 207.790).

Só o Corolla, porém, tem eletrificação equivalente e, mesmo assim, passa longe de igualar os 243 cv e 54 kgfm do Haval H6, que já está em pré-venda.

Fonte: Quatro Rodas

#jornalrmsp #brasil #automotor #gwm #havalh6 #haval #h6 #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply