A noite de sábado, 1º de julho, não poderia ser melhor para milhares de fãs que curtiram em dose dupla o show do cantor pernambucano Alceu Valença e prestigiaram o penúltimo dia do 1º Arraiá de Barueri. É que além da elogiada apresentação, a plateia cantou parabéns para o consagrado artista, que completou 77 anos. Em agradecimento, o rei dos palcos, como é conhecido, ficou feliz e disse ter vivido um dia “inesquecível” da sua vida.
Nascido em São Bento do Una (PE), em 1 de julho de 1946, Alceu Valença é também compositor, instrumentista e advogado. Retornou a Barueri após ter cantado, em 2018, com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo no show “O Grande Encontro”.
No Arraiá de Barueri, Alceu Valença mostrou o mesmo repertório da turnê “Meu Querido São João” – espetáculo que será apresentado na Europa em setembro. “É um show de forró: xote, xaxado e baião. O forró está pegando em tudo que é canto, integrando na Ucrânia, que é perto da Rússia, onde tem festivais de forró. Talvez o forró possa fazer a mediação da paz lá e os russos possam dançar forró com os ucranianos”, espera o cantor.
Com seu estilo frenético, Alceu subiu ao palco de Barueri já levantando as mãos incentivando o público. Abriu o show cantando “Pagode Russo”, de Luiz Gonzaga, continuou com “Baião”, “Vem Morena”, também de Luiz Gonzaga, emendou com “O Canto da Ema”, de Jackson do Pandeiro e João do Vale, e “Xote das Meninas”, outro sucesso de Luiz Gonzaga.
Depois da homenagem ao Rei do Baião, Alceu Valença mostrou o seu novo hit “Meu Querido São João”, ensinando a letra aos fãs. Na sequência, o cantor apresentou só músicas da sua carreira – sucessos que já estão na boca da galera: “Girassol”, “Sabiá”, “Flor de Tangerina”, “Coração Bobo”, “Como Dois Animais”, “Cabelo no Pente”, “Pelas Ruas que Andei”, “Taxi Lunar”, parceria com Zé Ramalho e Geraldo Azevedo; “La Belle de Jour” e “Anunciação”. Fechou a sua participação com “Morena Tropicana”.
Organização excelente
Antes de cantar Taxi Lunar, Alceu Valença pediu para que os fãs viajassem com ele na aeronave até a lua e voltassem para Barueri. Na música de encerramento do seu show, combinou para que todos fizessem um improviso no refrão da música “Morena Tropicana”. “Vou dizer que é aiá, vocês dizem que é oiô; quando eu disser que é oiô, respondam que é aiá: aiá (oiô), oiô (aiá), aiaiaiá (oioioiô), oioioioiô (aiaiaiaiá)”. O público acertou e o cantor elogiou: “eita plateia bonita”, disse Alceu que também destacou a organização do evento. “Gostei da estrutura daqui. Adorei esse povo”.
Um dia após o Arraiá de Barueri e por conta do seu aniversário, Alceu Valença contou a sua história em entrevista ao programa “Fantástico”, da Rede Globo. O bate-papo pode ser visto por fãs como Jorge Luís Feliciano da Silva, que reside em Barueri há 12 anos. Apaixonado pelo Pernambuco e pelo trabalho do cantor, o morador do Engenho Novo estendeu a bandeira do Estado nordestino várias vezes em frente ao palco. “Alceu Valença é show de bola, maravilhoso! É meu conterrâneo. Muito orgulho para mim e todos os nordestinos. A festa e organização foram excelentes, 100%!”, elogiou Jorge Luís.
Moradora de Carapicuíba, Elisângela Souza Santos, baiana de Feira de Santana, também elogiou Alceu Valença e o Arraiá de Barueri. “Amei o show. No ano que vem estarei aqui de novo. A Prefeitura está de parabéns. Gostei da organização e da segurança. Não vi nenhuma briga nos três dias que estive na festa. E isso é que é importante”, destacou.
#jornalrmsp #brasil #barueri #secult #arraiabarueri #alceuvalenca #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan #jeangaspar