No dia 9 de novembro (quinta-feira), Barueri recebeu uma homenagem do Exército Brasileiro com o batismo da “Viatura Barueri”. A solenidade aconteceu na sede do 4° Batalhão de Infantaria Mecanizado (4° BI Mec), do Regimento Raposo Tavares, em Quitaúna, localizada em Osasco.
Para oficializar o batismo do blindado, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos, representando o prefeito Rubens Furlan, manteve a tradição das Forças Armadas do Brasil nas cerimônias de entrega dos novos equipamentos e veículos para proteção e defesa do país e quebrou uma garrafa de champanhe na primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas (VBTP-MR Guarani), que recebeu o nome do município de Barueri.
“É um feito histórico, pois é a primeira vez que o município de Barueri tem a honra de ter um blindado com o seu nome. Ele poderá atuar em ações tanto no Brasil como no exterior e é produzido no nosso país com uma alta tecnologia. Agradecemos demais o coronel Ochsendorf pela lembrança e reconhecimento que o Regimento tem pela nossa cidade. Isso só vem a fortalecer ainda mais essa nossa parceria”, disse o comandante da GCM de Barueri ao agradecer a honraria.
Já o descerramento do nome “Barueri” no blindado foi realizado pelo secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, o coronel Reinaldo Croco Neto, acompanhado do coordenador interino da pasta, Joe Anderson Chouzende.
À frente da celebração, o comandante do 4º BI Mec, o coronel Wiliam Rodrigues Ochsendorf e Souza, salientou a trajetória do Regimento Raposo Tavares e agradeceu a parceria do município ao longo desses anos. Segundo o comandante, o batismo de um blindado é uma forma de homenagear as cidades que acolhem e apoiam tanto o Exército como o 4° BI Mec.
“A chegada das viaturas da família Guarani ao 4º BI Mec agrega maior mobilidade, poder de fogo, ação de choque e proteção blindada. Para nós é bastante significativa essa solenidade. Barueri é importante não só para o Regimento Raposo Tavares, mas para todas as unidades que estão nas guarnições de Osasco e Barueri. O município nos atende em tantas ocasiões e essa é uma justa homenagem à cidade e aos seus moradores. Estamos sempre à disposição do município como um todo”, disse o coronel Ochsendorf.
Na ocasião, o coronel presenteou o comandante da GCM de Barueri com a “Moeda Raposo Tavares”, que faz alusão aos 100 anos do 4º BI Mec, para ser entregue ao prefeito. Uma das faces da moeda representa o fundador Raposo Tavares, que desde que chegou ao Brasil residiu na Fazenda Quitaúna onde está sediado o Batalhão, e da outra, as unidades que compõem a história do Regimento.
Viatura Barueri
Essa Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas (VBTP-MR Guarani) que recebeu o nome de Barueri é um blindado anfíbio (capaz de trafegar em água parada ou fluvial com correnteza), com tração nas seis rodas e proteção antiminas e com capacidade de transportar até 11 tripulantes.
Produzida no Brasil e pertencente à família de veículos militares blindados de combate do Exército Brasileiro, a “Viatura Barueri” é composta ainda com um canhão automático e uma metralhadora, além de sistema de extinção automática de incêndio nos compartimentos do motor e da tropa e sistema de filtro e pressurização, visando a defesa química biológica e nuclear.
#jornalrmsp #brasil #barueri #exercito #gcm #semurb #viaturablindada #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan