Workshop “Gestar leve” promove informação e acolhimento a gestantes de Barueri  

0

No dia 11 de novembro a Secretaria da Família de Barueri (Sefam) realizou um workshop voltado para gestantes e puérperas com informações sobre como ter uma gestação saudável e leve. A ação aconteceu no Parque da Maturidade e contou a presença de diversos profissionais.

A presidente do Rotary Clube de Barueri, Marcia Hashimoto, abriu o evento falando sobre o impacto que uma gestação tranquila oferece. “A ansiedade afeta a mãe e o bebê. Deve se priorizar a saúde e o bem-estar mental da gestante. Promover a preparação mental física correta, pois isso pode trazer uma situação de calma e equilíbrio durante a gestação e para o pós-parto”, ressaltou.

Parto tranquilo
A médica obstetra e especialista em parto humanizado, Patrícia Costacurta, destacou sobre a importância do pré-natal e afirmou que é possível ter um parto tranquilo.

“O medo é o principal fator de mulheres optarem pela cesárea, o que não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Isso ocorre porque a mulher tem medo da dor, tem medo do desconhecido. O bebê pode vir de maneira fisiologicamente tranquila. Existe dor no parto, mas dá para usar métodos, com analgesia não farmacológica, através de banhos, massagens, óleos essenciais, dentre outros métodos”, explica Patrícia.

Nutrição é tudo!
A nutricionista Cristiane Moraes apresentou os alimentos mais importantes para garantir uma gestação saudável, além de ressaltar que as introduções alimentares dos bebês começam na barriga, com a alimentação da mãe.

“Alimentos com ômega três, linhaça, chia, são essenciais na quarta semana de gestação, pois já começa o desenvolvimento cerebral. A introdução alimentar começa na gestação. Ao nascer, aos seis meses de vida, a gente começa a introdução alimentar pelo alimento que ele consumiu quando ainda estava na barriga da mãe”, orientou Cristiane.

O poder do toque
A biomédica Sidneia Ribeiro abordou sobre os benefícios da Shantala: massagem terapêutica aplicada nos bebês pelas mães. “O toque faz toda a diferença na nossa vida. Você não se sentiu mais acolhida quando foi abraçada? Esse toque é fundamental para a estrutura emocional da criança”, recomenda a especialista.

Está tudo na mente
A hipnoterapeuta Renata Tricarico explicou sobre as técnicas hipnóticas aplicadas durante o parto e o quanto esses métodos podem amenizar a dor e o medo do parto normal.

“Quanto mais tensão a gente sente, mais dor sentimos. Quando sentimos medo, vem a tensão, e em seguida a dor. A ideia é evitar que a mulher entre nesse ciclo. Essa dor é amenizada com relaxamento, concentração, conhecimento e autoconfiança”, recomenda Renata.

Amamentar
Já a consultora em amamentação Elaie Monticelli lembrou o quão valioso é o ato de amamentar. “Amamentação é um símbolo de autonomia. A mulher pode amamentar onde ela quiser, e isso precisa ser respeitado! A mulher precisa de apoio para que a amamentação seja prazerosa”, reforça Elaine.

Ajustando expectativas
A pediatra Ana Cândido Ferreira deu dicas sobre como cuidar do bebê e frisou a importância do autocuidado ao proporcionar a lembrança do útero. “Deixa-lo em espaço limitado, com conforto térmico e garantir a alimentação contínua favorecem a exterogestação”, detalha a pediatra.

#jornalrmsp #brasil #barueri #sefam #gestarleve #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply