A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 4 de julho, no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), a formatura da 1ª turma do projeto “Pequeno Doutores”, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da saúde física e mental, contribuindo para que se tornem multiplicadores de hábitos saudáveis dentro e fora da escola.
O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, para alunos do ensino fundamental com idades entre 11 e 14 anos, abordando em sala de aula temas sobre higiene pessoal, a importância da reciclagem e uso consciente da água, alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, saúde bucal, vacinação, educação sexual, saúde mental e a prevenção ao uso de drogas.
“Esse é um projeto de grande significado. Os novos doutores que receberam noções sobre a saúde certamente vão multiplicar para os amigos e a família e isso também irá despertá-los para a profissão de medicina e de outras áreas da saúde”, disse o secretário de Saúde Milton Monti.
A primeira unidade escolar a participar do projeto foi a Emef Professor José Domingos da Silveira, localizada na região do Jardim Mutinga, onde 120 alunos receberam medalhas e certificados.
“Eu gostei muito, achei muito interessante as aulas e os professores. Aprendi coisas muito importantes, como higiene pessoal, o uso correto da água e de cuidar de verdade da nossa saúde. Gostei bastante também das aulas de saúde bucal e penso em ser dentista”, relatou a estudante Laura Silva Vasconcelos, de 12 anos, que foi uma das oradoras da turma e conduziu a leitura do juramento do “Pequeno Doutor”, que cita o “compromisso com um mundo melhor”.
A iniciativa chegará nos próximos meses também às escolas Emef Ézio Berzaghi, do Jardim Belval, e a Emef Profª. Marlene Pereira Santiago, do Jardim Imperial.
#jornalrmsp #cap #cabs #saude