Neste sábado, dia 4 de outubro, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), realizará mais um mutirão contra a dengue, como parte do planejamento anual de ações preventivas da cidade. As atividades acontecerão simultaneamente nos bairros Jardim São Pedro, Parque Santa Luzia e Vila São Francisco, com duas equipes atuando nos períodos das 9h às 12h e das 13h às 15h.
A ação tem como objetivo intensificar o combate e o controle da dengue com a chegada da primavera, estação marcada por temperaturas mais altas e maior possibilidade de chuvas, cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É também um período de maior probabilidade da doença, por isso as ações de prevenção e conscientização são tão importantes.
Durante o mutirão, os agentes do DTCZ visitarão residências para orientar os moradores, eliminar criadouros e reforçar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No Jardim São Pedro, as ruas contempladas serão Caim, Adão, Abel, Jacó, Eva, Avenida Sansão e Professora Elvira Lefreve. No Parque Santa Luzia, as ruas Monza, Interlagos, Indianópolis e Mônaco também farão parte da iniciativa. Já na Vila São Francisco, a ação ocorrerá na Donizete Tavares de Lima e na Prefeito Irani de Almeida.
Colabore
A população barueriense é convidada a colaborar, recebendo os agentes municipais, que estarão devidamente identificados, e seguindo as orientações para manter o quintal limpo e livre de água parada.
É sempre importante lembrar que a dengue é uma doença séria, que pode causar sintomas como febre, dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, além de manchas na pele e, em casos graves, pode levar à morte. Diante de qualquer sintoma suspeito, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. A rede municipal está preparada para atender e oferecer o suporte necessário à população.
#jornalrmsp #barueri #dtcz #zika #dengue #chikungunya #zoonoses #saude #mutiraocontradengue