Entre junho e agosto é comum ocorrer uma queda na doação de leite humano em função do clima seco e frio, que limita a locomoção das doadoras. Por isso, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) reforça a necessidade da doação e destaca o serviço de coleta, disponível duas vezes por semana, para buscar o leite na residência da doadora.
“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite e qualquer quantidade é bem-vinda”, explica Priscila Zanotte, nutricionista do Banco de Leite do HMB. Para doar, a mãe só precisa comparecer ao Hospital para fazer um cadastro e o exame de sangue a fim de atestar a sua saúde. Depois de receber todas as instruções necessárias será possível retirar o leite no conforto da sua casa, e quando o vidro, esterilizado e com tampa de plástico, estiver totalmente preenchido é só avisar no grupo das doadoras para que seu endereço seja incluído na rota de coleta.
Além das condições climáticas, julho também é período de férias e geralmente as mães que têm seus filhos na escola aproveitam para viajar, o que também limita o estoque da unidade. No mês de junho o Banco está com uma demanda elevada. Cerca de 20 bebês acolhidos no berçário da UTI neonatal e da UTI pediátrica necessitam desse tipo de alimentação, especialmente os que têm menos de 1,5kg. “O leite é muito importante para o ganho de peso dos recém-nascidos porque possui um alto valor nutricional, com grande quantidade de água, proteínas e lipídios. E também para aumentar a imunidade e prevenir contra infecções”, esclarece a nutricionista, que destaca o consumo atual de aproximadamente dois litros de leite por dia.
A rede de coleta funciona apenas para moradoras de Barueri, mas qualquer mulher que estiver amamentando pode usufruir do banco, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17h, para retirar o leite no próprio espaço ou para entregar a doação. O Banco, que tem capacidade para armazenar 180 litros de leite e consegue atender seis doadoras ao mesmo tempo, conta com equipe especializada para orientar durante o processo da doação e para esclarecer dúvidas sobre amamentação. As interessadas podem comparecer ao 6º andar do Hospital Municipal de Barueri ou entrar em contato pelo telefone 2575-3269.
#jornalrmsp #brasil #saude #cidades #barueri #rubensfurlan #furlan #soniafurlan #brunafurlan #cidadeinteligente #hmb #bancodeleite #neonatal #utineonatal #utipediatrica #bebesacolhidos #priscilazanotte