A Prefeitura de Barueri vem investindo continuamente em projetos tecnológicos que visam melhorar cada vez mais a qualidade de vida de seus moradores, quebrando a burocracia no atendimento e conectando cada munícipe aos serviços municipais. Tudo isso de forma prática, segura e na palma da mão.
“Em 2017 iniciamos o Plano Municipal de Tecnologia e alinhamos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando ser uma cidade inteligente. Criamos uma série de recursos tecnológicos para melhorar a vida dos baruerienses e aperfeiçoar os recursos da gestão pública. Hoje, Barueri tem mais de 20 pontos de Wi-Fi gratuitos distribuídos pela cidade, semáforos inteligentes, Central de Monitoramento com mais de 400 câmeras de segurança, fibra ótica em todos os próprios públicos e os APPs que aumentam a comunicação entre a população e a Prefeitura”, explica Jonatas Randal, administrador do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT).
Mais um reconhecimento de todo o trabalho que a CIT vem realizando chegou durante a sétima edição do Smart City Business, que aconteceu na noite de segunda-feira (dia 22), no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Barueri ganhou o prêmio “Inova Cidade”, pelo trabalho realizado na área tecnológica, que oferece uma solução completa para a Ouvidoria Geral do município. Foi desenvolvido um robô de atendimento que está disponível 24 horas por dia. O chatbot, apelidado de “Bela” pela equipe da CIT, é um assistente virtual que atende e registra todas as demandas em um sistema de ouvidoria on-line de forma humanizada e sem burocracias.
“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Barueri proporciona agilidade no atendimento, padronização nas respostas e desburocratização nos processos de trabalho da Ouvidoria, sem dúvida um trabalho que merece reconhecimento”, ressaltou o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque.
“O prêmio é apenas um reconhecimento, na prática, quem sai ganhando é a população que pode baixar gratuitamente o APP Alô Barueri e interagir com a Ouvidoria, tirando dúvidas, registrando possíveis queixas e até elogiando algum serviço”, afirma Mário Trimboli Jr., secretário de Relações Institucionais de Barueri, pasta que coordena a Ouvidoria.
Tecnologia que só cresce
E essa não foi a primeira vez que Barueri ganha destaque como Cidade Inteligente em projetos alinhados com os objetivos da ONU. No ano passado, o município alcançou o primeiro lugar em Economia no Ranking Connected Smart Cities; 19ª cidade mais inteligente e conectada do País (Urban Systems); 2º lugar (Setor Público) e 37º (Geral) no prêmio “As 100 + Inovadoras no Uso de TI”; Destaque Nacional no Prêmio Learning & Performance Brasil; e foi a única cidade do Brasil a vencer o prêmio “Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis” (no Global Forum on Human Settlements)
Veja mais fotos em https://www.flickr.com/photos/secom-barueri/albums/72157709826085251
#jornalrmsp #brasil #cit #cidades #barueri #rubensfurlan #soniafurlan #brunafurlan #cidadeinteligente #jonatasrandal #randal #tecnologiaquesocresce #chatbot #appalobarueri #alobarueri #onu #apps #smartcitybusiness