O programa Papa-Entulho oferece mais uma alternativa para que a população possa descartar, conscientemente, pequenas quantidades de resíduos oriundos da construção civil. Para tanto, começaram na quarta-feira (dia 11), por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), a instalação de caçambas ecológicas em pontos estratégicos de Barueri.
A previsão é de sejam instaladas 50 caçambas no total. O primeiro equipamento foi disponibilizado na esquina da rua México com a rua Tucanos, no Jardim Califórnia. Na sequência foram colocadas outras nas ruas Nina e Amazonas, no Engenho Novo, e ainda em mais pontos como Jardim Audir, Jardim Belval, Jardim Mutinga, Vila São Luiz, Parque dos Camargos e Parque Viana.
Cada caçamba tem capacidade para armazenar até 3 mil kg de entulho, equivalente a 5 metros cúbicos. A remoção é feita semanalmente ou conforme a necessidade. “É bom porque se faz o descarte adequado, certinho, para manter a cidade limpa. Uma opção importante, mas que necessita de apoio da população: precisa também fazer a parte dela”, destacou o pedreiro José Rordão, que estava reformando um imóvel próximo a um ponto de instalação do equipamento, no Jardim Audir. “Logo jogarei entulho nela (caçamba)”, disse.
Big bags
Além das caçambas, o serviço do Papa-Entulho continua sendo oferecido por meio do descarte em sacos flexíveis (big bags), contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos.
O objetivo é sempre o mesmo: o de beneficiar a população por meio do descarte consciente de entulhos e cacarecos em ruas e calçadas, e eliminar os considerados “pontos viciados”. A lei municipal 2.482/2016 prevê multa em casos de descarte irregular de entulhos.
Os bigs bags são disponibilizados à população através do empréstimo dos sacos flexíveis, que podem ser solicitados à SSM pelo telefone: 4162-7300. Informações: 9 4191-0416 (WhatsApp) ou e-mail ssm@barueri.sp.gov.br.
#jornalrmsp #brasil #ssm #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan