Banners Rotativos

Campanha de multivacinação é prorrogada até 30 de setembro

0

Em decorrência dos baixos índices relativos à cobertura vacinal, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Agora, os esforços para imunização das crianças na faixa de um a menores de cinco anos e adolescentes menores de 15 anos seguem até o dia 30 de setembro. A multivacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h. Confira AQUI a relação das UBSs, com os respectivos endereços para a imunização.

Nas unidades básicas são oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente (ver tabela abaixo), como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras. Para se vacinar, é preciso apresentar a caderneta de vacinação, assim como documento de identificação com foto.

Covid-19
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e realizada com sucesso desde 1980.

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, “é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado nesse calendário”.

Situação vacinal
A intenção da campanha é conscientizar a população do país, de maneira que 95% do público-alvo (14,3 milhões de crianças menores de cinco anos) seja imunizada contra a poliomielite, assim como aumentar os índices da cobertura vacinal em todas as faixas de público preconizado, conforme o calendário nacional de vacinação.

Já as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Idade Vacina Prevenção
Ao nascer BCG, HEPATITE B Turbeculose, Hepatite B
Dois meses

 

 

VIP PENTAVALENTE

(DTP + Hib + Hepatite B), ROTAVÍRUS, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças

causadas pelo hemófilo b, hepatite B, Doença diarreica causada por rotavírus, Doenças causadas pelo pneumococo

Três meses MENINGOCÓCICA C Doenças causadas pelo

meningococo C

Quatro meses

 

VIP PENTAVALENTE

(DTP + Hib + Hepatite B), ROTAVÍRUS, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE

Poliomelite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças

causadas pelo hemofilo b, hepatite B, Doença diarreica causada por rotavírus, Doenças causadas pelo pneumococo

Cinco meses

 

MENINGOCÓCICA C Doenças causadas pelo

meningococo C

Seis meses

 

VIP PENTAVALENTE

(DTP + Hib + Hepatite B)

 

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano, coqueluche, doenças

causadas pelo hemófilo b, hepatite B

nove meses FEBRE AMARELA Febre amarela
12 meses

 

SARAMPO – CAXUMBA – RUBÉOLA (SCR), MENINGOCÓCICA C, PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE

 

Sarampo, caxumba e rubéola, Doenças causadas pelo meningococo C

Doenças causadas pelo pneumococo

15 meses

 

VOP, DTP, HEPATITE A TETRAVIRAL (SCR + Varicela)

 

Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, tétano e coqueluche, Hepatite A, sarampo, caxumba, rubéola e varicela
Quatro anos

 

VOP, DTP, VARICELA, FEBRE AMARELA Poliomelite (paralisia infantil), Difteria, tétano e coqueluche, Varicela (catapora), Febre amarela
Anual INFLUENZA Gripe

Share.

About Author

Leave A Reply