Apresentar os maiores avanços da cardiologia expostos nos principais congressos do Brasil e do mundo. Assim foi o encontro do especialista Eduardo Gomes Lima com integrantes da rede médica da Secretaria de Saúde de Barueri, ocorrido no Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta. Promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), regional Osasco, integrado por Barueri e municípios vizinhos.
Com o tema: “Principais trials no ano de 2023 apresentado nos congressos mundial e brasileiro de cardiologia”, Lima apresentou os estudos clínicos a respeito das doenças do coração e do sistema circulatório.
Os estudos clínicos apontam para as próximas tendências nos tratamentos, assim como podem revelar deficiências em alguns procedimentos já adotados, inclusive para correções e ajustes de rota. São os trabalhos desses congressos que podem compor as diretrizes do campo da cardiologia a nortear os profissionais da Saúde.
Lima mostrou casos nos quais pode haver contraindicação na adoção de alguns procedimentos técnicos. Destacou a importância cada vez maior dos tratamentos medicamentosos, com o surgimento de novas drogas, mas também para os limites na utilização dos medicamentos: “O que digo é que há um refinamento no uso de algumas drogas, sendo que se percebe um aprendizado para ministrá-las”.
O cardiologista avaliou que o cenário da pesquisa em cardiologia no país tem crescido, principalmente depois da pandemia. “Há estudos de médicos brasileiros que são importantes e são apresentados em congressos na Europa ou Estados Unidos. Antes, o Brasil apenas participava mais como expectador e de uns tempos para cá, vai tornando-se também protagonista nas pesquisas”, completou.
A palestra foi mediada pela também cardiologista Valéria Fontenelle Angelim Pereira, de Barueri, e contou com a participação do presidente regional da Socesp e cardiologista da Prefeitura de Barueri, Marcos Valério Coimbra de Resende: “Os médicos da região têm uma sociedade médica em cardiologia preocupada com as melhores práticas e Barueri participou ativamente deste último evento”.
“São eventos muito importantes, que apresentam e discutem os melhores tratamentos para as pessoas”, completou o secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho.
Rede pública moderna
Lima ainda destacou o papel da Socesp, afirmando que a região apresenta um polo importante de atendimento médico, autônomo em relação à capital, e que vem abrigando cada vez mais centros médicos importantes da rede privada, além de contar com uma moderna rede pública.
Tais espaços de discussão são fundamentais, tanto que o próprio secretário de Saúde apontou para a ampliação deste tipo de discussão para outras áreas da medicina e mesmo a realização de um grande congresso geral de Saúde para meados do próximo ano.
O presidente regional da Socesp e cardiologista da Prefeitura de Barueri, Marcos Valério Coimbra de Resende, disse ainda que “os médicos da região têm uma sociedade médica em cardiologia preocupada com as melhores práticas e Barueri participou ativamente deste último evento”.