Em comemoração ao Dia do Assistente Social, data celebrada em 15 de maio, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma manhã de confraternização especial com profissionais da rede municipal. O encontro realizado na sede da Movieco – Movimento Ecológico reuniu 28 assistentes sociais.
“O intuito era proporcionar um dia diferente para os nossos assistentes sociais, pois eles se deparam ao longo do ano com muitas pessoas em situações de vulnerabilidade e cuidam muito bem delas. Por esse motivo, queríamos fazer o mesmo, cuidar um pouco deles e retribuir esse carinho”, relatou a coordenadora de Atenção Básica à Saúde (Cabs), Fernanda Lucas Medeiros, ao expressar a gratidão pelo trabalho realizado por esses profissionais.
Na ocasião, os assistentes sociais tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de ioga, além de uma palestra sobre a “Introdução à medicina e a cultura védica” passando pela área da saúde, com o Ayurveda (utilização de métodos naturais para a alimentação e meditação), que surgiu na Índia, país localizado no sul do continente asiático.
“Está sendo um momento especial para integrar os profissionais de outras Secretarias. Eu me formei em 2022 e esse é o meu primeiro emprego na área. Estou bem feliz e grata pela oportunidade”, complementou a profissional Denise Gabas, que é do município de Santo André e está há uma semana trabalhando em Barueri.
Nesta programação imersiva também teve uma constelação familiar, modalidade de terapia alternativa para identificar e resolver conflitos familiares que atravessam gerações a partir de dinâmicas de grupo.
E para encerrar a confraternização, um café da manhã especial com produtos naturais como o chutney de manga e a guacamole com especiarias servidos com tortillas e suco de uva com especiarias aromáticas como cravo, canela, noz moscada, cardamomo, erva doce, gengibre, pimenta, cúrcuma e maçã.
Amor à profissão
“O assistente social tem a intenção de contribuir para a mudança das questões sociais e junto com a rede promover uma qualidade de vida melhor a quem mais necessita. Gosto demais da minha profissão e estou feliz em participar deste encontro. É a primeira vez que temos essa experiência. Está sendo um acolhimento a quem acolhe e estou gostando bastante”, contou a assistente social Alda Tatiane da Silva ao falar do amor pela sua profissão, na qqual atua desde 2009 e há 12 anos no município de Barueri.
Para o profissional Ronivaldo Floriano da Silva, a profissão veio a pedido do seu superior. Ele que é ex-frade conta que precisavam de um especialista no serviço social e não tinham ninguém na área. Por esse motivo, há 15 anos formou-se como assistente social e foi trabalhar no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Adulto de Barueri com a intenção de ficar apenas por um período de seis meses, mas acabou atuando até hoje, quando completa 13 anos. “Essa profissão acabou me envolvendo tanto que não consegui mais sair”, conta.
#jornalrmsp #brasil #barueri #saude #diadoassistentesocial #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan