Alargamento e duplicação da avenida João Batista Soares (marginal do Rio Tietê) e da rua Saburo Sumiya; canalização do Braço Morto do Rio Cotia com implantação de vias marginais; reforma da Praça Nossa Senhora da Escada; e construção de “pontilhão” em concreto armado sobre o Rio Barueri-Mirim. Essa é uma parte do “pacote” de obras em execução pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, com previsão para entrega até o mês de junho deste ano.
Essas novas obras somam-se ao já implementado acesso da rua José Maria Balieiro com a rua Acre, entregue pela Prefeitura em fevereiro de 2022. Juntas, formam um anel viário, permitindo que o tráfego intenso de veículos seja desviado para as novas vias.
Todas têm como objetivo facilitar a interligação dos dois bairros, um grande investimento na chamada “região expandida” do Centro de Barueri com a Aldeia. “A cidade cresce a cada dia e regiões como o histórico bairro da Aldeia estão em amplo progresso. O nosso foco é o desenvolvimento da cidade com a valorização de cada região; oferecer à municipalidade melhores condições de acessibilidade, mobilidade urbana, convivência e mais qualidade de vida às pessoas”, destacou o secretário de Obras, Beto Piteri.
Alargamento e duplicação
Alguns dos trechos das obras de alargamento e duplicação já foram liberados, antecipadamente, para mobilidade urbana na região. É o caso, por exemplo, das novas faixas das obras da avenida João Batista Soares (sentido Aldeia), que ocorreram no dia 29 de julho do ano passado.
As obras de alargamento e duplicação da avenida João Batista Soares são realizadas entre a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e a rua Rio Paraná, com extensão de 520 metros. A pista passa a ter largura de sete metros em cada sentido, com canteiro central iluminado, ciclovia e passeio de concreto com dois metros de cada lado. Já a rua Saburo Sumiya soma 10,5 metros de largura com 480 metros de comprimento.
Pontilhão sobre o Rio Barueri-Mirim
Sobre o Rio Barueri-Mirim, quase no trecho que desemboca com o Rio Tietê, a Prefeitura está finalizando a construção do “pontilhão” em concreto armado para o motorista que estiver na rua da Prata acessar, sem cruzamento, a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e seguir pela avenida João Batista Soares (sentido Aldeia). Com isso, a ponte existente será utilizada como retorno ao Centro pela avenida Guilherme Perereca Guglielmo.
Reforma da Praça Nossa Senhora da Escada
A Praça Nossa Senhora da Escada, em frente à Capela, ganha reforma geral readequando-se ao novo sistema viário, incluindo as obras da rua Saburo Sumiya – via que passa a interligar-se com as novas pistas implantadas sobre o canalizado Braço Morto do Rio Cotia, ao lado da Fatec e próximas à Câmara Municipal, Etec e Senai.
Canalização e implantação de vias
A canalização do Braço Morto do Rio Cotia já está pronta. Em trecho de aproximadamente 400 metros de extensão, a Prefeitura implantou uma nova via paralela à rua João Batista Soares, com pista de 10,50 metros de largura, entre a avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e a avenida Aldeia, com passeios de concreto, canteiro central com ciclovia e rotatória em frente à Etec de Barueri.
Moradores felizes
As obras na região encantam moradores da Aldeia de Barueri, como Wilson Gomes e Ester de Almeida, residentes no bairro há 50 anos e 25 anos, respectivamente. Depois de comentarem entre eles, ambos afirmaram estar felizes com os investimentos da Prefeitura. Destacaram, principalmente, a reforma da Praça Nossa Senhora da Escada, a canalização do Braço Morto do Rio Cotia e implantação das novas vias. “Bem melhor com essa saída direta para o Centro. Ótimo esse acesso para todos os lugares. A Aldeia vai ficar mais valorizada”, disse Wilson.
#jornalrmsp #brasil #barueri #obras #aldeiadebarueri #centrodebarueri #regiaoespandida #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan