Para comemorar o aniversário de fundação do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB – Vila Porto), que completou 15 anos no dia 29 de maio, autoridades e representantes do HMB se reuniram em uma manhã de confraternização para falar sobre o moderno equipamento da saúde que nos últimos seis anos dobrou o número de autorizações de internações de 11 mil para 22 mil, e conta com uma média mensal de mais de 72 mil procedimentos prestados à população.
Entre as autoridades presentes do município estava o prefeito de Barueri, Rubens Furlan; o secretário de Obras, Beto Piteri; o secretário de Saúde, Milton Monti; e o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, além de funcionários que integram o corpo docente do Hospital.
Crescimento
Referência na rede municipal de saúde da região, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran tem uma média mensal de 1.340 internações, promove 52.300 exames, sendo 42.500 de análises clínicas e 9.800 de outros exames, além de 10.900 consultas ambulatoriais, 970 consultas não médicas (serviço social) e 1.580 registros de urgências realizadas no pronto atendimento.
Conforme dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) do HMB, gerada quando uma internação é autorizada, dobrou nos últimos anos. Em 2016, foram 11 mil registros e em 2022, o hospital alcançou a marca de 22 mil internações.
“Trabalhamos para que o nosso sistema de saúde melhore cada vez e atenda sempre com resolutividade a população. E esse aumento de internações se deve aos investimentos aplicados em todos os âmbitos, desde a concepção do projeto realizado por um gestor municipal visionário e preocupado com os seus moradores, passando pelo trabalho dedicado das pessoas que prestam serviços e atendem a nossa população, até chegar aos equipamentos modernos e de alta tecnologia existentes no HMB”, disse o secretário de Saúde, Milton Monti, durante o evento.
O Hospital conta com mais de 30 especialidades médicas, sendo 17 delas cirúrgicas. Dentre elas figuram: bucomaxilo, cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, endoscopista (CPRE/EDA), ginecologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, otorrinolaringologia (BERA), proctologia e urologia.
Em 2022, houve a inauguração do Centro de Hemodinâmica, com equipamentos de última geração para a realização de exames cardíacos ou vasculares, que conta com uma média de 100 atendimentos mensais. E em 2019, teve a entrega oficial do novo Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, que fica em prédio anexo ao HMB, promovendo a ampliação do tratamento de diálise. O espaço tem promovido 3.227 sessões mensais de hemodiálise que são realizadas em três turnos, das 6h às 10h, das 11h às 15h e das 16h às 20h.
“Somos um Hospital Municipal de caráter regional que ao longo desses 15 anos tivemos um aumento das especialidades e estamos atendendo cada vez mais procedimentos de alta complexidade. Tivemos também um incremento da Medicina Fetal e fazemos cirurgias e procedimentos relacionados. Somos referência em maternidade de alto risco e em todas as especialidades cirúrgicas, além de ter um grande Centro de Hemodiálise que atende quase 3.400 sessões mensais e um Centro de Hemodinâmica onde conseguimos tratar de forma mais assertiva pacientes das cirurgias vasculares e coronarianas”, relata o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno.
#jornalrmsp #brasil #barueri #saude #hmb #franciscomoran #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan