Barueri se prepara para o 5G e abriga 5º maior complexo de data center do mundo 

0

Barueri tem se destacado nos últimos anos no quesito investimento digital. Isso porque vem se preparando para receber a tecnologia do 5G, além de abrigar um dos maiores complexos de data centers do planeta.

Revolução 5G
O 5G é a próxima geração de tecnologia de comunicação sem fio que promete revolucionar o que conhecemos como rápida conexão. Barueri acompanha a evolução e tem facilitado a expansão das empresas de telecomunicações para garantir que a implementação do 5G seja um sucesso.

De acordo com o “Ranking das Cidades Amigas do 5G”, Barueri ocupa a 18ª posição deste ano, subindo 30 posições em relação a classificação de 2022.

Este ranking identifica, entre os 155 municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam serviços de telecomunicações por meio da criação de políticas públicas facilitando a instalação de infraestrutura para a chegada da tecnologia 5G.  Entre as iniciativas da cidade está a lei de número 2.903, que regulamenta a implantação da tecnologia no município.

Mais conexão
O 5G trará velocidades de conexão até cem vezes mais rápidas que a 4G, podendo conectar um grande número de dispositivos simultaneamente. Os cidadãos de Barueri podem esperar uma experiência melhor de conectividade com os serviços já existentes no município, como o uso do APP Barueri e outros que a Prefeitura criou, acesso ao Wi-fi Cidade Inteligente (210 pontos) e o programa Internet Social, que atende mais de 3 mil famílias com internet gratuita.

Um data center de escala global
Ao contribuir com a implementação do 5G, Barueri atrairá cada vez mais investimentos na área de tecnologia. Este é o caso das empresas de armazenamento de dados, os chamados data centers, e Barueri já tem o quinto maior complexo de data centers do mundo.

Localizado na região de Alphaville, os datas centers abrigam milhares de racks e servidores que processam e armazenam dados de empresas, como as “bigs techs” (gigantes da tecnologia), dos setores financeiro e varejo.

“Ver Barueri sediando empresas desse porte é importante porque atrai mais investimentos. Empreendimentos de todo o mundo poderão aproveitar essa infraestrutura robusta para armazenar e processar dados de maneira segura e eficiente. A cidade se tornará um centro de inovação tecnológica, gerando ainda mais empregos e estimulando o crescimento econômico”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo).

#jornalrmsp #brasil #barueri #sict #datacenters #bigtechs #5g #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply