Idosos têm vez e voz em Barueri

0

Há muito tempo que Barueri se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida da melhor idade. Isso é percebido nas centenas de prédios em que funcionam as unidades da Prefeitura, onde a acessibilidade é garantida com rampas e elevadores bem sinalizados.

No Ganha Tempo, assim como nos eventos ao ar livre há lugares preferenciais para que a população idosa possa acompanhar toda a programação com conforto e segurança em local privilegiado.

Na Secretaria de Esportes há programas como o Vida Saudável e o Condicionamento Físico mantidos em parceria com a Secretaria de Saúde, que mais do que combater o sedentarismo, traz muita qualidade de vida aos participantes. As pessoas se tornam amigas, formam grupos, e sempre levam doces e salgados para compartilhar ao fim das atividades bissemanais.

José Benedito de Camargo, de 68 anos e Marlene Marcília de Camargo, de 69, são frequentadores assíduos do grupo do Parque dos Camargos. “Nós vamos lá todas as manhãs de segunda a quinta-feira. Frequentamos o ‘Vida Saudável’, ‘Condicionamento’ e Pilates. É bom demais”, revela a esposa.

Parque da Maturidade 

O Parque da Maturidade José Dias da Silva, localizado, bem próximo ao Centro de Barueri, é um capítulo à parte no que se refere às opções de esporte, saúde e lazer que os usuários maiores de 60 anos têm à disposição. Barueri serve de modelo para muitos municípios, que mandam representantes para observar nossa estrutura de funcionamento.

É um verdadeiro clube com área construída de 7,8 mil metros quadros num terreno oito vezes maior. O acesso gratuito é garantido a partir do Terminal Barueri, de onde partem ônibus a cada 30 minutos. Ao chegar ao Parque, há vans para conduzir as pessoas à parte mais alta, onde estão as principais atrações.

A academia é muito bem equipada, possui esteiras e aparelhos modernos muito similares aos encontrados em estabelecimentos particulares. Os professores de educação física são verdadeiros personal trainers dos frequentadores. Para todas as atividades (Pilates, Ioga, caminhada etc) é exigido o atestado médico.

Na quadra poliesportiva, são realizados os treinos do vôlei e do basquete adaptados, festas temáticas, campeonatos anuais como o Jiatiba (encerrado ontem com a conquista de diversas medalhas) e demonstrações como o walking football.

No salão de jogos, anexo à piscina (coberta e com água aquecida), pratica-se dama, dominó, truco, tranca e tênis de mesa, sinuca etc. Barueri é forte em diversas modalidades adaptadas: atletismo, coreografia, dança de salão, vôlei, natação, sinuca etc.

O restaurante, que também abriga dois bailes todos os meses, foi ampliado recentemente para receber com mais conforto todos os frequentadores. Lá são servidas milhares de refeições todos os meses.

#jornalrmsp #brasil #barueri #parquedamaturidade #saude #esporte #jiatiba #caps #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply