Para ampliar acesso às vacinas básicas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, estará com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas nesse sábado, (dia 7) das 8h às 17h, para a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes com idade até 15 anos.
A campanha de Multivacinação ocorre desde o dia 30 de setembro, e segue até o dia 31 de outubro. A campanha é uma oportunidade de responsáveis e pais atualizarem a caderneta de vacinação de seus filhos, e assim evitar o retorno de doenças imunopreveníveis, aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacinas.
Para atualização é necessário levar a certidão de nascimento (ou RG) e a caderneta de vacinação da criança ou adolescente.
Segundo Dionísio Alvarez Mateos, coordenador da Vigilância em Saúde, a vacinação é de grande importância no combate a doenças transmissíveis.
“A vacinação é um pacto coletivo na prevenção de doenças. É fundamental que as crianças e adolescentes menores de 15 anos compareçam nos postos, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas”, orientou.
Postos para o Dia D
Além das UBSs estarem a postos para receber a população no Dia D, a imunização também ocorrerá (somente neste sábado, dia 7), em dois endereços: Shopping Flamingo, que fica na Alameda Araguaia, 762 – Alphaville; e no Residencial Morada dos Pássaros, localizado na saída do Km 32 da Rodovia Castelo Branco – Aldeia da Serra.
UBS do Jardim Belval
A UBS Hermelino Liberato Filho passou por reformas de melhorias e já volta atender no seu endereço: Praça Senador Teotônio Vilela, s/n – Jardim Belval. Para quem for escolher esta unidade para as vacinas, já pode comparecer no seu local de origem. A UBS estava funcionando temporariamente na Arena Barueri.
Retorno de doenças
O Ministério da Saúde alerta para os baixos índices de cobertura vacinal e o possível retorno de doenças, antes erradicadas por causa da vacina, como sarampo, rubéola e poliomielite.
Proteja seu filho
De acordo com estudo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), pais e responsáveis perderam a real percepção do real risco que essas doenças representam.
Em Barueri são ofertados todos os imunizantes básicos do calendário nacional. Essas vacinas protegem de doenças que podem causar graves problemas de saúde ou até a mesmo a morte, sobretudo, em recém-nascidos e bebês que possuem sistema imunológico em desenvolvimento.
Poliomielite
A Poliomielite, por exemplo, tinha sido erradicada no país em 1994. Essa doença, transmitida por um vírus do intestino, atinge crianças menores de 4 anos, e pode causar sequelas permanentes, como paralisia, insuficiência respiratória e até a morte. A Organização Mundial de Saúde já colocou o Brasil em alto risco da volta da doença.
#jornalrmsp #brasil #barueri #saude #multivacinacao #vacinas #diad #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan