No último domingo, dia 22, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult) comemorou o primeiro aniversário da Praça das Artes, um dos maiores complexos culturais do Estado de São Paulo. A fim de melhor organizar o evento, houve a divisão das atividades em quatro fases em dois dos quatro pavimentos.
No Piso -1 ficaram concentradas todas as atividades gratuitas que envolviam as artes visuais; o andar inferior abrigou as performances musicais, teatrais, de circo e também de dança, além da praça de alimentação e da concentração dos brinquedos infláveis.
Na parte da manhã houve apresentações do DJ Brazza com músicas infantis no palco aberto; professores de dança e teatro interagiram com o público e houve várias oficinas de decoração, arte com papéis e pinturas. Professores de música da Secult propiciaram vivência com diversos instrumentos de percussão.
No período vespertino, as atividades foram voltadas aos adolescentes com a apresentação de banda de sopro e coral infantil. Alunos da Secult promoveram uma apresentação e uma vivência de circo, com, Zumba Kids e mais uma apresentação do DJ Brazza.
Às 16h, houve a apresentação do musical “Valsa do Malandro”, megaprodução da Secult, dirigida por Zédú Neves com assistência de Mônica Granndo no Teatro. Os atores são alunos do Núcleo de Teatro de Barueri, mas já demonstram postura de profissionais.
“A ‘Valsa’ como símbolo de um ano da Praça das Artes sintetiza a beleza e o encantamento porque consegue agregar todos os Núcleos (Teatro, Circo, Música, Dança, Artes Plásticas) e também o apoio de outras Secretarias. Foi uma boa forma de comemoração”, orgulha-se Zédú.
Após o espetáculo, todos cantaram parabéns para a Praça das Artes. Foram servidos bolo e refrigerante à vontade numa balada animada no palco aberto. “A Praça das Artes é um dos maiores complexos culturais do estado de São Paulo, e tem um dos mais bonitos e modernos teatros do Brasil. Mas não é só isso, a Praça das Artes é também um espaço de formação artística e cultural, uma usina de criação e criatividade. Uma referência de que a arte e a cultura transformam a vida das pessoas. Parabéns a todos que fazem a Praça das Artes este lugar especial”, afirma Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri.
Sobre a Praça das Artes
Construída no terreno que abrigava o antigo Teatro Municipal de Barueri e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no Jardim dos Camargos, a Praça das Artes tem uma área construída de 20,8 mil metros quadrados e sedia a Secretaria de Cultura e Turismo.
Milhares de alunos frequentam os diversos cursos e oficinas de artes gratuitos. O Teatro possui capacidade para 953 espectadores e tem recebido grandes espetáculos musicais, teatrais, de dança, além de sediar encontros de profissionais de diversas áreas e palestras motivacionais. O andar térreo é utilizado para exposição de artes plásticas e visuais.
#jornalrmsp #brasil #barueri #secult #pracadasartes #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan