SDPD cria dois novos serviços com foco na empregabilidade 

0

Mais uma vez a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), amplia as oportunidades de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Isso porque criou dois novos serviços que irão otimizar a contratação desse público, dando total apoio ao candidato.

O “Inclua-se” e o “Busca Ativa” são os dois novos recursos na lista de ações que a Secretaria mantém para romper ainda mais as barreiras da inclusão.

Empregabilidade
O Departamento de Empregabilidade da SDPD, por meio do Programa Incluir, oferece serviços voltados ao ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nele, ações são realizadas antes, durante e após a contratação, que vão desde oficinas de simulação de entrevistas até visitas de avaliação de acessibilidade do posto de trabalho.

Busca ativa
Visitas às empresas de Barueri são realizadas por uma equipe da SDPD para apresentar o Programa Incluir. O público dessa ação são profissionais de Recursos Humanos, equipe de seleção e gestores. Desde junho de 2023 a SDPD já visitou 134 empresas no município.

“Vamos à campo para divulgar o Programa Incluir. Nós convidamos essa empresa a participar de uma reunião on-line, na qual detalhamos os serviços. A partir disso, a empresa vira parceira da Secretaria, abrindo vagas pontuais ou permanentes”, explica a diretora do Departamento de Empregabilidade da SDPD, Patrícia Fulachio.

Inclua-se
Após as empresas conhecerem o Programa Incluir, poderão divulgar suas vagas na sede da SDPD por meio do Inclua-se, que facilita o contato entre o contratante e candidato. “É a oportunidade para a empresa fazer sua divulgação, captar currículos e realizar a primeira entrevista presencial no espaço da SDPD”, detalha Patrícia.

Já participaram 16 empresas no Inclua-se e 24 candidatos foram contratados.

“São ações inovadoras, das quais as empresas podem ter um olhar que vai muito além da Lei de Cotas. Não se trata apenas de preencher números. É possível mudar o olhar da empresa e inserir uma real perspectiva de inclusão”, frisa o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (professor Carlinhos).

Oportunidade
Alana Chaves Silveira, de 45 anos, após passar por uma cirurgia teve uma monoparesia (perda parcial das funções motoras), ficou desempregada e na SDPD encontrou o apoio que precisava para mudar essa realidade.

“Estava há dois anos fora do mercado. Uma amiga falou da SDPD. Lá fui muito bem atendida. Esse apoio foi fundamental pra eu me sentir viva de novo. Graças a esse trabalho da Prefeitura estou como repositora em uma grande empresa e tenho perspectiva de crescimento”, disse Alana, que é mãe de três filhos.

A que mais gera emprego
Barueri, em 2022, foi a cidade que mais empregou pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados): 1.083 pessoas com deficiência contra 977 demissões, gerando um saldo positivo de 106 vagas.

#jornalrmsp #brasil #barueri #sdpd #empregabilidade #caged #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply