No dia 29 de setembro foi anunciado mais um Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, elaborado pelo IDL (Instituto de Longevidade). Barueri, colocada entre as grandes cidades, ocupa a 22ª posição no ranking nacional. No Estado, o município é o 8º melhor para os idosos e o 2º na Região Metropolitana de São Paulo, atrás apenas de São Caetano do Sul.
O estudo aponta as condições das cidades brasileiras no que concerne ao atendimento das necessidades de vida e do oferecimento de bem-estar, principalmente à população mais idosa.
“O envelhecimento da população é um fenômeno recente para muitas cidades brasileiras e o preparo para enfrentá-lo é fundamental. Nosso Instituto está há seis anos estudando como os municípios lidam com as necessidades das pessoas 60+ e as suas capacidades de oferecerem estruturas e serviços de qualidade”, afirma Antônio Leitão, gerente do Instituto, num vídeo postado no site do IDL (link acima).
O objetivo da pesquisa é fornecer à população idosa os conhecimentos necessários para avaliar se as cidades em que moram possuem instrumentos e ações que lhes garantem um envelhecimento digno.
Ao mesmo tempo esse estudo fornece informações aos gestores municipais para que aprimorem suas administrações atendendo às necessidades da população 60+. “Uma cidade que tem boa qualidade de vida para os idosos é uma cidade preparada para todos”, arremata Leitão.
A metodologia
O IDL já publicou estudos semelhantes em 2017 e em 2020 e afirma ter mudado os critérios de avaliação: agora são levados em conta 23 indicadores de três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. As informações dos 5.570 municípios brasileiros são oriundas de órgãos públicos: IBGE, INSS, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Tesouro Nacional etc.
Com a mudança na metodologia, Barueri, classificada entre os grandes municípios em razão da sua população de 279.704 habitantes e que estava em 91º lugar no ranking passado, subiu para o 22º na última pesquisa com o seguinte desempenho:
– Economia: 50,3;
– Socioambiental: 71,8;
– Saúde: 60,9.
Clique AQUI para ver o RELATÓRIO COMPLETO BRASIL.
#jornalrmsp #brasil #barueri #idl #ibge #inss #idososdebarueri #qualidadedevida #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan