O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, realiza na sexta-feira, o ‘Encontro de Mulheres’, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado, em 8 de março.
O bate-papo vai ocorrer no CREAS Costa Sul, das 9h às 11h, no bairro Boiçucanga, e é voltado às mulheres atendidas pelo centro de referência especializado da região.
Entre os assuntos que serão abordados no encontro, estão luta e conquista dos direitos das mulheres, a importância do papel feminino na sociedade, entre outros temas.
Em homenagem às sebastianenses, um café da manhã será servido em celebração aos dois anos da implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Costa Sul.
Em 2023, foram realizados 2.185 atendimentos e 958 acompanhamentos pela equipe técnica da secretaria em todo o município. Atualmente, 47 mulheres da Costa Norte e Região Central e 26 mulheres da Costa Sul são acompanhadas pela SEDES.
O secretário da pasta, Elias Rodrigues, afirmou que as políticas públicas de desenvolvimento econômico e social são prioridades na Prefeitura de São Sebastião.
“Muitas conquistas foram alcançadas. As políticas socioassistenciais voltadas às mulheres de São Sebastião são prioridade do governo municipal. Prova disso é a unidade do CREAS Costa Sul que celebra dois anos de implantação e atendimentos para a população da região. Celebremos as vitórias e continuaremos a promover as ações, projetos e programas sociais para uma sociedade mais justa e igualitária. Parabenizo as mulheres de São Sebastião e as servidoras públicas municipais que prestam um atendimento ímpar a cada sebastianense”, disse o secretário.
CREAS
Para melhor atender e ampliar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, há dois anos inaugurou a primeira unidade do CREAS Costa Sul, que funciona na Rua do Cascalho, 1.470, no bairro Boiçucanga.
O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Os encaminhamentos dos casos, em sua maioria, são do Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), além dos serviços de saúde, assistência social e educação à comunidade.
Serviços ofertados
– Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), destinado ao atendimento a famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados por ocorrência de violência doméstica (física, sexual, patrimonial, psicológica, exploração sexual, maus-tratos, abandono, negligência);
– Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, destinados aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, em meio aberto, aplicada pelo juiz da vara da infância e juventude;
– Abordagem Social; destinado à abordagem de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua.
#PraTodosVerem: foto mostra CREAS Costa Sul, equipamento social da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.
#jornalrmsp #pmss #saosebastiao #creas #sedes #encontrodemulheres