“Achei maravilhosa, amei! Que bom que meus filhos vão estudar aqui”. É o que disse Raimunda Naelma, mãe de Erick e Enzo – alunos matriculados na Emmei Thomaz Victória Rodrigues, unidade totalmente reconstruída e inaugurada no sábado, 21, pela Prefeitura de Barueri na rua Marelisa, 155, no Jardim Audir.
Com 18 salas de aulas e capacidade para atender futuramente até 1.000 alunos, a Escola Municipal Maternal e Educação Infantil ocupa três pavimentos, sendo 4.910,27 m² de área construída em terreno de 4.400,95 m². Por seu projeto inovador, a unidade foi ainda destacada por outros moradores como Herika Saldanha, mãe de Pietro. “Ficou muito mais moderna, bonita, enorme, melhor que antes. A Prefeitura de Barueri está de parabéns por investir em educação, saúde e outras áreas. Aqui é tudo bem-organizado”, elogiou.
O evento de entrega oficial da escola foi realizado com atividades como a apresentação circense dos alunos do Grupo Picadeiro das Oficinas de Artes da Secretaria de Cultura (Secult), presença das autoridades locais, do público em geral e descerramento de placa.
Estrutura
O pavimento térreo contém 6 salas maternal, fraldário, banho e espaço de troca, amamentação, lactário, solário para bebês, vivência maternal, áreas de recreação, sanitários infantis e adultos (feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência), DML (Depósito de Material de Limpeza) e depósito. O 1º pavimento tem 6 salas da Emei, sanitários infantis (feminino, masculino e PCD), sala multiuso, auditório, sala de artes, sala de leitura, área de vivência, solários (espaço de recreação), secretaria, almoxarifado, refeitório, cozinha, copa, lavanderia, vestiário para funcionários e DML.
Já o 2º pavimento (último piso) possui 6 salas da Emei, sanitários infantis e adultos (feminino, masculino e PCD), 2 salas multiuso, solário (área de recreação coberta), sala de leitura, área de vivência, brinquedoteca, minicampo (interno), sala dos professores e da administração (direção e coordenação), sala técnica e copa. O prédio conta com acessibilidade em todos os pavimentos, contendo rampas acessíveis, elevadores e sanitários PCD. Contém também estacionamento descoberto e algumas vagas cobertas.
De velho a novo prédio
Em seu discurso, com breve relato do trabalho realizado no município nos últimos 8 anos, Rubens Furlan disse que a Emmei Thomaz Victoria Rodrigues precisava de um prédio novo. “Foi uma escola construída em meu primeiro mandato como prefeito de Barueri (1° de fevereiro de 1983)”, lembrou.
Engajado e conhecedor do projeto de reconstrução da Emmei Thomaz Victoria Rodrigues, por ter sido secretário de Obras na atual gestão, o vice-prefeito Beto Piteri também explicou que escola estava muito aquém do que os alunos precisavam. “A unidade estava velhinha. Construímos muitas escolas e não poderíamos deixar de fazer esta também. Ficou muita bonita para atender cada vez melhor a população da região do Jardim Audir”.
Para a diretora Andreia Romeiros Fogaça, a Emmei Thomaz Victoria Rodrigues ficou linda e ultramoderna para abrigar boa parte do bairro. “É a escola dos sonhos. Estou muito feliz por conduzí-la. Sou concursada, grata sempre a Deus e aos governantes por ter me dado a oportunidade de estar aqui”.
Mais escola
No Parque Viana, na Estrada dos Pinheiros, a Prefeitura de Barueri está prestes a entregar a obra de reconstrução da Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas em prédio de 5 pavimentos, contendo 11.093,14 m2 em terreno de 5.137,84 metros quadrados, para atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
#jornalrmsp #barueri #educacao #secult