Banners Rotativos

Solenidade no TJSP abre encontro de presidentes dos TREs de todo o país

0

No começo da noite desta quinta (20), uma solenidade no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no centro da capital paulista, marcou a abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, que também preside o Coptrel.

“Este encontro, sem dúvida, será uma oportunidade para compartilhar experiências, aprender com os desafios enfrentados em diferentes regiões e, acima de tudo, construir um futuro mais eficiente e inovador para a Justiça Eleitoral brasileira”, afirmou o presidente do TRE-SP e do Coptrel. “Temos a missão de aprofundar a colaboração entre os Tribunais Eleitorais de todo o Brasil, fortalecer a confiança mútua e aprimorar o nosso trabalho conjunto, com vistas a assegurar que o sistema eleitoral brasileiro continue a ser um dos mais respeitados e eficientes do mundo.”

No seu discurso, o desembargador Silmar Fernandes destacou a importância da inovação e da tecnologia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, citando diversos projetos desenvolvidos pelo TRE-SP, como o aproveitamento da biometria do eleitorado cadastrada em órgãos parceiros, a implantação dos Cartórios Virtuais de 1º grau, o trabalho de enfrentamento à desinformação contra a Justiça Eleitoral e o Programa de Inclusão Político-Eleitoral, entre outros. “A integração entre inovação tecnológica e processos estratégicos é capaz de transformar a gestão pública, trazendo eficiência, transparência e melhores serviços à sociedade.”

Governador de SP elogia trabalho da Justiça Eleitoral

Durante a abertura, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, ressaltou a importância da Justiça Eleitoral. “Talvez as pessoas não tenham a dimensão do que é preparar uma eleição. Fico imaginando o esforço de levar urnas e garantir que a eleição seja realizada em cada canto do Brasil. A urna chega no tempo certo e tudo funciona”, discursou.

Ele ainda elogiou o trabalho dos Tribunais Eleitorais para garantir a paridade de armas e o controle da propaganda eleitoral. “Tudo isso para que a gente possa ter a manifestação da democracia, que é a eleição dos representantes. O pilar da representação é garantido pelas eleições transparentes e limpas.”

Para o governador, o Brasil vem se tornando referência no que diz respeito em termos de velocidade, apuração e tecnologia no processo eleitoral. “Muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui. Em pouco tempo, os resultados são contabilizados, a gente tem a proclamação, a diplomação, e isso garante a representatividade. A gente tem hoje que fazer um agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse empenho como garantidora da democracia brasileira.”

Além de presidentes de TREs de todo o país, o evento teve a presença do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano Peixoto, do prefeito da capital, Ricardo Nunes, do vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, do vice do Tribunal, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, do corregedor da Justiça Estadual, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Luís Carlos Hiroki Muta, entre outras autoridades. A solenidade de abertura teve a execução do Hino Nacional pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nesta quinta, já foram realizadas reuniões de diretores-gerais e de assessores de comunicação de todos os Tribunais Eleitorais do país. Também houve a palestra do advogado Ronaldo Lemos, especialista em inovação. Na agenda do encontro, estão previstos ainda debates e palestras sobre o cenário eleitoral atual, tecnologia, desinformação e os desafios da Justiça Eleitoral.

A solenidade de abertura do 87º Coptrel foi transmitida no canal do TRE-SP no YouTube.

Coptrel

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 16 de setembro de 1995. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

#jornalrmsp #saopaulo #sp #tresp #coptrel #tjsp #governosp

Share.

About Author

Leave A Reply