Clássico “Eles não Usam Black-Tie” é tema de debate ao vivo do Pontos MIS no sábado

0

Esta semana completa quatro meses que a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, realiza a programação on-line envolvendo filmes, oficinas e podcasts, entre outras linguagens artísticas.

O programa Pontos MIS, que traz uma sessão de cinema on-line seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, apresenta nesta semana o premiado filme “Eles não Usam Black-Tie (dir. Leon Hirszman, Brasil, 1981, 134 minutos), que se passa na São Paulo de 1980, durante a efervescência dos movimentos grevistas que lutavam contra práticas exploradoras.

O filme será exibido às 16h do sábado (dia 25), mediante inscrição prévia (por este link) a partir de quinta-feira (dia 23). Após a sessão, acontece, às 18h,  um bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube com as presenças da jornalista, crítica de arte e curadora Maria Hirszman, do professor do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) Reinaldo Cardenuto Filho e do artista e professor Eduardo Bordinhon na mediação.

No filme, os jovens operários Tião e Maria decidem se casar ao saber da gravidez de Maria. Otávio, pai de Tião e ex-preso político da ditadura, é um militante sindical que organiza um dos movimentos grevistas que eclode no período. Esta greve divide a categoria metalúrgica, inclusive Tião, que, preocupado com o início de sua família e temendo perder o emprego, fura a greve, entrando em conflito com seu pai, Otávio. O filme foi ganhador do prêmio FIPRESCI e do Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1981 e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes.

Sobre o #MISemCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #CulturaEmCasa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tivessem seu funcionamento suspenso.

#jornalrmsp #cidades #barueri #cultura #culturaemcasa #misemcasa #coronavirus #covid19

Share.

About Author

Leave A Reply