Resumo:
- A Prefeitura de Barueri homenageou 12 mulheres que se destacaram em áreas como cultura, educação, saúde e liderança nesta edição do Prêmio.
- A cerimônia, promovida pela Secretaria da Mulher, aconteceu na Praça das Artes e foi marcada por emoção e representatividade.
- O prêmio celebrou trajetórias que inspiram e impulsionam outras mulheres.
A Secretaria da Mulher da cidade de Barueri promoveu na noite de 8 de maio a 6ª edição do Prêmio Mulher Destaque de Barueri. O evento foi realizado em homenagem a mulheres que se destacaram por suas contribuições nas áreas de cultura, educação, empreendedorismo, esportes, saúde, ação social, influência digital, liderança política e comunitária. A cerimônia foi realizada na Praça das Artes, em um evento marcado pela elegância, emoção e representatividade.
Com mais de 100 indicações recebidas, a premiação reconheceu 12 mulheres cuja atuação tem gerado impacto positivo em suas comunidades e no desenvolvimento da cidade. A ocasião contou com a presença de autoridades locais, familiares, convidados e, principalmente, das homenageadas, que ocuparam o centro do palco e das atenções.
“Estamos aqui para reconhecer, valorizar e honrar as suas histórias, porque cada uma aqui tem uma história que engrandece e impulsiona outras mulheres”, declarou a secretária da Mulher e vice-prefeita, Claudia Marques, durante seu discurso de abertura.
O evento foi à altura das homenageadas, embalado por uma apresentação emocionante da Banda da Guarda Municipal, acompanhada pela cantora Evila Lima, que interpretou a icônica canção Maria, Maria, de Milton Nascimento — uma homenagem à força e à sensibilidade femininas. Outro momento marcante foi a performance do grupo “Meninas de Expressão”, formado por alunas das aulas de expressão corporal da Secretaria da Mulher, que encantaram o público com uma apresentação coreografada ao som de Pink, reforçando a potência e a liberdade de ser mulher em sua forma mais autêntica.
Saiba mais
Prêmio
Um dos destaques do evento foi a entrega do Prêmio Mulher Destaque, cuja arte foi concebida pela designer gráfica Anna Beatriz Castro Braga, da Secretaria de Comunicação. Inspirada na frase da juíza norte-americana Ruth Bader Ginsburg — “As mulheres de hoje estão na posição em que estão porque outras mulheres estiveram lá antes para abrir caminhos” —, a logomarca representa o elo entre gerações de mulheres que constroem, todos os dias, novas possibilidades.
“Cada mulher que conquista algo hoje carrega a força de diversas outras que vieram antes”, explicou Anna Beatriz, ao apresentar o conceito da arte.
Conheça as vencedoras de 2025
- Vitalina Maria de Paula – Mulher Mais Idosa de Barueri
- Antonia Aparecida Lopes – Mães e Cuidadoras de Pessoas com Deficiência
- Samantha Albino Rebelles – Cultura
- Genia Miekusz – Educação
- Adriana Ambrosi – Empresária ou Empreendedora
- Joyce Alves da Rocha – Esporte
- Márcia Ishimoto – Influenciadora Digital
- Márcia Hashimoto – Liderança Comunitária ou Ação Social
- Daniela Pereira Sá – Saúde
- Zelita da Piedade Antunes – Inspiração
- Adriana Bueno Molina – Liderança Política
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, Samantha Albino Rebelles, vencedora da categoria Cultura, expressou sua alegria:
“Achei incrível, estou tremendo. Ter sido reconhecida e selecionada é maravilhoso. Também faço parte da história da cultura e da música de Barueri.”
Já a professora Genia Miekusz, vencedora em Educação, destacou a surpresa com a homenagem:
“Fiquei muito emocionada! A indicação já foi uma surpresa e ganhar foi ainda mais impactante.”
A empresária Adriana Ambrosi compartilhou palavras de incentivo:
“Esse prêmio não é só meu, é de todas. A resiliência, a paciência e a determinação representam a mulher. Que essa conquista sirva de inspiração para outras mulheres”, declarou.