Banners Rotativos

Núcleo de Dança de Barueri abre hoje (13) as inscrições para a seletiva 2026

0

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult) publicou, no Jornal Oficial do município, na edição 1.903, do dia 11 de outubro de 2025, o Edital da Seletiva do Núcleo de Dança de 2026. As inscrições podem ser realizadas de 13/10 até 05/12/25, pelo portal da Prefeitura de Barueri.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente pela Secult e isentos da taxa de inscrição. No dia 10 de dezembro desse ano, serão divulgados no portal da Prefeitura de Barueri, os dias e horários para a seleção dos participantes, que acontecerá na Praça das Artes.

Requisitos

Para participar do Núcleo de Dança tornam-se necessários o cumprimento dos requisitos abaixo: 

  • Estar matriculado no ensino básico da escola regular;
  • Ter, no mínimo, 8 anos e, no máximo, 18 anos completos até o dia da seletiva;
  • Observe a tabela abaixo para cada ano de ballet;
Ano Estimativa de idade Período Frequência
1º Ano 8 a 10 anos Manhã 3 vezes por semana
2º Ano 9 a 11 anos Manhã 5 vezes por semana
3º Ano 10 a 12 anos Manhã 5 vezes por semana
4º Ano 11 a 13 anos Tarde 5 vezes por semana
5ºAno 12 a 14 anos Tarde/Noite 5 vezes por semana
6º Ano 13 a 15 anos Tarde/Noite 5 vezes por semana
7ºAno 14 a 16 anos Tarde/Noite 5 vezes por semana
8ºAno 15 a 17 anos Tarde/Noite 5 vezes por semana
9º Ano 16 a 18 anos Tarde/Noite 5 vezes por semana

Preencher o Formulário de Inscrição online no site da Prefeitura de Barueri;

Seletiva 
Durante a seletiva, que será realizada nos dias 16 e 17/12, das 9h às 17h, na Praça das Artes, na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, no Jardim dos Camargos, serão oferecidas 75 vagas, para ambos os sexos, conforme tabela abaixo:

Ano (período) Número de vagas
1º Ano (manhã) 30
2º Ano (manhã) 5
3º Ano (manhã) 5
4º Ano (tarde) 10
5º Ano (manhã/tarde) 5
6º Ano (manhã/tarde) 5
7º Ano (manhã/tarde) 5
8º Ano (manhã/tarde) 5
9º Ano (manhã/tarde) 5

 

Saiba mais 
No dia e horário da seletiva, o candidato deve estar acompanhado pelos pais ou responsável e apresentar um documento oficial, original ou cópia autenticada, como RG, Carteira de Identidade Profissional, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro ou CNH. Sem esses documentos, a participação não será permitida, e protocolos de RG ou certidão de nascimento não são aceitos.

Também é preciso assinar o Termo de Uso de Imagem, autorizando o uso gratuito das fotos e vídeos feitos durante a seletiva pela Secretaria de Cultura e Turismo e/ou Núcleo de Dança de Barueri. É importante chegar com 30 minutos de antecedência.

Para os alunos do 1º e 2º anos, o traje recomendado é collant, meia-calça e sapatilha de meia ponta (se tiver), ou roupas confortáveis para atividade física, como legging, regata justa e meias. O cabelo deve estar preso em coque, e acessórios como pulseiras e colares não são permitidos.

Já para os alunos do 3º ao 9º ano, o traje é collant, meia-calça e sapatilha de meia ponta, com cabelo preso em coque e sem acessórios. A partir do 4º ano, pode ser solicitada a sapatilha de ponta. A pontualidade é fundamental, não haverá tolerância para atrasos, e quem faltar será automaticamente desclassificado.

Seleção 
A seleção para ingresso no Núcleo de Dança de Barueri será realizada em duas etapas: a primeira consiste na avaliação física, que inclui postura, amplitude articular, rotação do quadril, alongamento muscular e flexibilidade do pé; a segunda etapa avalia as capacidades psicomotoras, aptidão rítmica, cognitiva e expressão corporal por meio de uma aula prática de técnica de ballet clássico.

No dia 20 de dezembro de 2025, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri divulgará os aprovados no processo seletivo para as vagas do ano letivo de 2026 do Núcleo de Dança de Barueri, no portal da Prefeitura de Barueri.

Matrícula 
A matrícula para 2026 será presencial, de 12 a 23 de janeiro (8h às 20h), no Núcleo de Dança do Complexo Cultural Praça das Artes (Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255). É obrigatório apresentar atestado médico válido para atividades físicas ou comprovante de agendamento, documentos do aluno e responsável, foto 3×4, comprovante de endereço, ficha cadastral e termo de uso de imagem. Procuradores devem apresentar procuração registrada e documento de identidade.

As aulas começam em 2 de fevereiro, e o aluno só pode iniciar após entrega do atestado ou comprovante.

#jornalrmsp #barueri #secult #nucleodedanca #complexocultural #pracadasartes

Share.

About Author

Leave A Reply