Barueri investe no Atendimento Educacional Especializado

0

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas é um serviço realizado no contraturno e que atende estudantes que possuem necessidades educacionais especiais durante a vida escolar. Tem como objetivo principal eliminar barreiras e mediar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiências múltiplas, TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Desta forma, a Secretaria de Educação de Barueri busca ampliar e inovar seus polos de AEE, fornecendo material que ajuda o aluno a tomar consciência de suas possibilidades de expressão.

De acordo com a psicopedagoga da Secretaria de Educação, Débora Leite, as dinâmicas aplicadas aos alunos acontecem mediante um professor especialista, que prevê uma formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico. “Por intermédio de jogos e atividades psicomotoras, as atividades são realizadas com os alunos, baseando-se em sua maturação biológica”, afirmou.

As salas de AEE instaladas nas escolas contam com rico material pedagógico, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos e softwares, entre outros. Na rede de ensino de Barueri, as salas especiais estão sendo equipadas com caixas sensoriais, lupas rígidas, tesouras molas, engrossadores de lápis e jogos de quebra-cabeça.

Para a coordenadora pedagógica Mel Almeida, com um material diferenciado, assim como os que estão chegando para a sala do AEE, os alunos podem desenvolver melhor a sua área cognitiva, pois assim são capazes de construir o conhecimento de forma prática.

“Quando trabalhamos com atividades criativas levamos os alunos a colocarem em prática habilidades cognitivas de ordem superior tornando-se altamente motivadoras”, disse.

Share.

About Author

Leave A Reply