Movimento Maio Amarelo 2019 apresenta reflexão sobre a mobilidade urbana

0

Em sua sexta edição, o Movimento Maio Amarelo apresenta o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, envolvendo diretamente a sociedade em reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana, estimulando condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro.

Durante todo o mês de maio, a proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Barueri, o Demutran, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, coordena uma série de ações sobre o assunto.

“A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas”, explica o diretor do Núcleo de Educação para o Trânsito, Jaime Matos.

Neste ano, Barueri promove uma parceria inédita entre a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e as empresas prestadoras do serviço público de transporte coletivo, com o envelopamento de veículos na cor amarela e o laço correspondente ao movimento. Os ônibus transitarão durante todo o mês de maio nas linhas municipais.

Peças publicitárias com o tema foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com alertas sobre as três principais causas de acidentes de trânsito no mundo: excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica na direção de veículo e a utilização e manuseio de telefone celular enquanto dirige.

Palestras preventivas também estão na agenda. Os alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas da cidade receberão diversas atividades pedagógicas em alusão ao Maio Amarelo. O Demutran também passará por diversas empresas instaladas no município, como C&A, Bosch e Americanas, para ministrar palestras relacionadas à segurança viária e adesão ao movimento.

Por que Maio?
A ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito no dia 11 de maio 2011, tornando o mês uma referência mundial para balanço das ações realizadas em todos os países. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

#jornalrmsp #brasil #seguranca #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #gcm #demutran #maioamarelo #cea #bosch #lojasamericanas #b2w #shoptime #submarino #onu #mobilidadeurbana

Share.

About Author

Leave A Reply