Dia de Doação de Leite Humano é comemorado com roda de conversa no HMB

0

Na quarta-feira (dia 22), como forma de celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano (celebrado em 19 de maio), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoveu um encontro entre as mães, as doadoras e a equipe de colaboradores do Banco de Leite.

O objetivo da conversa, conduzida pela nutricionista Priscila Zanotte, foi disseminar informações seguras e confiáveis sobre o processo da amamentação, desde o colostro – primeira produção logo após o parto -, passando pela livre demanda, quantidade e tempo de oferta do leite de acordo com a vontade do bebê, até o desmame, que deve ocorrer por volta dos 2 anos, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os participantes também tiveram a oportunidade de entender o passo a passo da pasteurização, que garante a qualidade e a segurança do leite, com análise de acidez, calorias, coloração e odor. O detalhamento desse processo possibilitou o entendimento do trabalho do Banco, além de explicar os rígidos critérios exigidos para que o leite possa ser ofertado para os bebês da unidade.

A nutricionista também propôs uma enquete de mitos e verdades, a fim de esclarecer que nem sempre os palpites populares são comprovados, e que às vezes podem até ser prejudiciais para a saúde do recém-nascido, como é o caso da cerveja preta, que foi associada erroneamente à alta produção de leite materno.

A equipe se colocou à disposição para auxiliar no processo de amamentação nos primeiros dias, já que algumas mães sentem dificuldade ou insegurança com a pega correta para amamentar, com a posição mais adequada ou simplesmente têm dúvidas sobre o aleitamento. “É sempre importante lembrar que não existe leite fraco. O corpo da mãe produz exatamente o que o bebê vai precisar”, enfatiza Zanotte, que destaca a relevância de enviar o excedente para o hospital. Como exemplo, a nutricionista mostrou as fotos de uma bebê que nasceu com cerca de 800g e que, graças à doação de leite, conseguiu chegar ao peso de 6 quilos em poucos meses.

O Banco de Leite, que tem capacidade de atender seis doadoras ao mesmo tempo, funciona de segunda a sexta, das 8 às 17h, no 6º andar do HMB, localizado na rua Ângela Mirela, 354. As interessadas em doar ou receber algum tipo de orientação sobre o aleitamento podem comparecer à unidade ou entrar em contato pelo telefone 2575-3269.

#jornalrmsp #brasil #saude #cidades #barueri #rubensfurlan #furlan #soniafurlan #diadadoacaodeleite #doacaodeleite #bancodeleite #hmb #priscilazanotte #maesdoadoras #leitematerno

Share.

About Author

Leave A Reply