Alunos da rede recebem revista em quadrinhos sobre proteção animal

0

O amor e o respeito pelos animais devem ser ensinados e incentivados desde muito cedo. É por isso que a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) está indo às escolas entregar os quadrinhos “Cuide bem do seu amigo”, da Turma da Mônica, enviados pelo governo do Estado. No ano passado os alunos da rede receberam cartilhas criadas pela própria Sema, pois o trabalho de conscientização entre as crianças e adolescentes é constante.

A publicação mostra de forma lúdica e divertida a responsabilidade que todos devem ter com seus animais domésticos, destacando suas necessidades de alimentação, proteção, saúde e carinho. O gibi está sendo distribuído a todos os alunos de 5º, 6º e 7º anos da rede.

A entrega simbólica foi na Emef Ézio Berzaghi na manhã de quinta-feira (dia 24), quando a diretoria de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Garbelotto, a gestora do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) I, Adriana Boni, a gestora do Cepad II, Camilla de Camargo, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Ângela César, estiveram na unidade.

Yara explicou aos alunos o que representava aquele encontro e um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria. Em seguida, a veterinária Camilla falou do que o Cepad faz em prol da proteção animal, incentivando os alunos a visitarem o local e adotarem os cães e gatos que estão precisando de um lar.

“Os animais domésticos hoje são parte da nossa família, não é mesmo? Um dos principais objetivos da nossa Secretaria é a posse responsável e a educação ambiental. Quando a gente adquire um animal, nós somos responsáveis por ele e a Prefeitura de Barueri tem um trabalho bacana baseado em alguns conceitos que precisam ser disseminados: castração de animais, combate aos maus tratos, proteção, defesa e controle dos animais domésticos e silvestres no município de Barueri”, resumiu Camilla.

Amor aos animais
A aluna do 7º ano C, Giovana Fernandes Lau de Oliveira, não só gosta de animais como tem em casa e sabe muito bem que é preciso ter consciência. “É importante terem cuidado e responsabilidade. Se as pessoas compraram, adotaram, recolheram algum animal de estimação têm que cuidar, ter responsabilidade, como se fosse um filho. Animal não é um objeto, é um ser vivo que você tem que cuidar de qualquer forma, a responsabilidade é sua”, reforça a jovem.

A diretora da Emef, Maria do Socorro Carmo, classificou a ação como riquíssima, pois deixa os alunos mais motivados. A escola, inclusive, conta com um projeto nesse sentido. “A professora do 5º ano está concorrendo com esse trabalho no Prêmio Professor Giz de Ouro e ela faz atividades externas com os alunos pra mostrar a realidade do animal abandonado aí fora, os cuidados, além e abordar também a reciclagem”, conta.

O governo do Estado enviou 18 mil revistinhas a Barueri; 16 mil delas estão sendo distribuídas nas escolas, e duas mil, nas ações de educação ambiental promovidas pela Sema.

#jornalrmsp #brasil #meioambiente #cidades #barueri #rubensfurlan #furlan #soniafurlan #sema #bidu #protecaoanimal #gibi #revistaemquadrinhos #amoraosanimais #emefmariadosocorrocarmo #cepad #emef

Share.

About Author

Leave A Reply