Barueri já castrou cerca de 11 mil animais domésticos desde 2017

0

A Prefeitura de Barueri encerrou na semana passada as inscrições para mais uma etapa de castração gratuita de cães e gatos. Segundo a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), o número de vagas foi de 590, sendo 86 animais em situação de rua (abandonados).

Barueri possui uma expectativa de 50 mil animais entre cães e gatos, sendo que de 2017 até hoje, o município submeteu a castração e microchipagem 10.995 bichos. O objetivo da iniciativa é garantir a guarda responsável para diminuição do abandono e a redução dos animais em vulnerabilidade, bem como a melhoria de sua qualidade de vida.

O biólogo da Sema, Ivan Vanderley Silva, informa que a castração é realizada a cada dois meses e somente os moradores de Barueri podem inscrever seus animais para o procedimento. A data prevista para o próximo agendamento é o mês de agosto.

Para realizar a inscrição o munícipe precisa do RGA (Registro Geral Animal). A forma para se obter este registro é se deslocar até uma das bibliotecas municipais ou ao Ganha Tempo, apresentando o RG, o CPF e o comprovante de residência do responsável. Futuramente ao agendamento são informados os procedimentos, a data, o horário e local para a castração.

Guarda responsável
A guarda responsável compreende ações que proporcionam o cuidado correto com o animal como: cuidados com a saúde (vacinação e avaliação com o veterinário); abrigo (local de permanência como “casinha” que proteja contra o sol, chuva e frio e para circulação, como quintal); não agredi-lo física e/ou psicologicamente; passeios regulares; alimentação e hidratação corretas (ração e água); e conceder o bem-estar animal, sendo carinhoso com ele.

Em Barueri, o procedimento de castração e microchipagem de animais domésticos é obrigatório por lei e de competência de seu guardião.

#jornalrmsp #brasil #sema #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan #bidu #castracao #guardaresponsavel #rga #microchipagem #pet #cachorro #gato #pets #petz #dog #cat

Compartilhar:

Sobre o autor

Deixe um comentário