Parque Municipal Dom José recebe plantio de 20 ipês amarelos

0

Ocorreu na manhã de sábado (dia 28 de setembro) o plantio de 20 ipês amarelos em torno do lago no Parque Municipal Dom José. A ação ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) e uma organização não governamental.

A Sema realizou a doação das 20 mudas e preparou a área. A organização ficou responsável por plantar as árvores e desempenhou outras atividades no local envolvendo, principalmente, alunos da escola Dorival Faria em piqueniques e recreações.

De acordo com Mariane Borges Tavelli, integrante do RenovaBR, a instituição realiza várias ações pelo país. “Essa ação em Barueri teve o intuito de conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente”, comentou.

Josias Santos Ramos Barbosa, responsável pelo Viveiro Municipal, relatou que a Sema disponibiliza as espécies para plantio adequadas a cada local. “Para solicitar é necessário ser morador de Barueri e se dirigir até a Secretaria para receber o acompanhamento da Coordenadoria de Parques e Viveiros.”

Ele também ressaltou que são indicadas espécies que evitam o contato com a rede elétrica. “Essa parte é muito importante, por conta disso precisamos acompanhar e o espaço de plantio tem de ser avaliado”, citou o servidor.

Importância da arborização
A arborização realiza o controle da temperatura, reduz a degradação do solo, recebe espécies da fauna local e controle o gás carbônico emitido na atmosfera. Algumas espécies ainda fornecem frutos e flores, utilizados para consumo e replantio, bem como para nutrir o solo através da decomposição e promover a conservação de nascentes e lençóis freáticos.

#jornalrmsp #brasil #sema #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan #renovabr #ipeamarelo #parquedomjose #viveiromunicipal

Share.

About Author

Leave A Reply