2º Encontro de Filosofia em Ação foi um show de talentos e emoções

0

Um encontro emocionante e com muitas surpresas marcou o encerramento do projeto “Filosofia em Ação”, trabalhado durante todo o ano nas 55 escolas de Ensino Fundamental da rede de ensino de Barueri.

Diante do cenário de violência que tem afetado inúmeras escolas do País, a Secretaria de Educação entendeu que há necessidade de desenvolver ações de diálogo e escuta na rede municipal, por intermédio de oficinas educativas que possibilitem momentos de discussão para um ensino cada vez mais transformador e provedor de sentidos.

De acordo com o projeto, a proposta vai além da transmissão de conteúdos para uma convivência mais humana, pautadas no diálogo e na escuta. Uma equipe formada por professores de filosofia e de outras matérias, além de psicólogos e psicopedagogos, trabalhou com os estudantes em encontros especiais com rodas de conversas, espaços para escuta e fala e muita troca de experiências.

Para celebrar os excelentes resultados do projeto, na tarde de quinta-feira (dia 6), aconteceu o II Encontro Filosofia em Ação.

O evento contou com leitura de obras clássicas de pensadores e filósofos, música, canto, leitura de cartas, poemas, e muitos depoimentos emocionantes que fizeram, por várias vezes, o público aplaudir em pé os jovens e adolescentes que demonstraram terem adotado o projeto com excelentes resultados.

De acordo com o coordenador do projeto, Ranis Fonseca de Oliveira, a iniciativa já rendeu excelentes frutos e tem feito a diferença em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede de Barueri. “Trata-se de uma importante ferramenta de cidadania. Estamos felizes com estes espaços de diálogo, lugar de expressão e aprendizagem.”

A secretária de Educação, Flávia Moreno, salientou que o sucesso do projeto é a maior prova de que a educação transforma. “O mundo está muito complexo e pede uma escola diferente, mais democrática, onde o diálogo e o respeito prevaleçam”, concluiu.

#jornalrmsp #brasil #educacao #cidades #barueri #rubensfurlan #soniafurlan #brunafurlan #cidadeinteligente #filosofiaemacao #ensinofundamental #rededeensino

Share.

About Author

Leave A Reply