Barueri lança programa “Mulher Saudável”

0

Estreou na quarta-feira (dia 11) o novo programa da Secretaria da Mulher de Barueri intitulado “Mulher Saudável”. O projeto, que terá duração de 10 meses, tem o objetivo de levar mais saúde e empoderamento para as mulheres, cuidando desde sua alimentação até a saúde corporal e emocional.

O programa iniciou quando profissionais da Coordenadoria da Saúde da Secretaria da Mulher sugeriram às assistidas caminhar às 6h da manhã no Parque Municipal Dom José, que fica a poucos metros da Secretaria. O grupo foi aumentando e as ideias começaram a se transformar, até que perceberam que o ideal seria desenvolver ações que pudessem abranger mais mulheres e levantar outros temas.

O projeto vai acontecer de segunda a sexta-feira para as 150 participantes que serão divididas em várias turmas nos períodos da manhã e da tarde. As aulas vão abordar temas como: alimentação orgânica, alimentos funcionais, oficina de reaproveitamento de alimentos e alimentos da horta para a mesa, além de grupo de caminhada semanal.

Cada semana o programa irá tratar de diferentes tópicos, tendo como objetivo cuidar da saúde da mulher de forma geral. Cada participante vai ganhar a cada dois meses itens do quite “Mulher Saudável”, que incluem camiseta, boné, mochila e squeeze.

A ação “Da horta para mesa” vai fazer com que as mulheres do grupo, junto com uma equipe de médicos e nutricionistas, desenvolvam uma horta e aprendam o valor de cada alimento. A abrangência do projeto visa a valorização e reaproveitamento dos alimentos, promovendo a sustentabilidade e redução do lixo orgânico.

Marilene Barbosa, nutricionista da Coordenadoria da Saúde da Mulher, contou sobre como o propósito do projeto é que essas mulheres se tornem multiplicadoras das ideias apresentadas. “O tema ‘da horta para a mesa’, por exemplo, também tem valores na empregabilidade, uma vez que assim que essa mulher aprender, ela pode vender esses alimentos e assim gerar uma renda familiar. Então, ela será uma mulher empoderada neste sentido, poderá ser mais organizada com relação ao futuro, valores e sonhos, se tornando empreendedora mesmo. E com todo o projeto, o desejo é que essa mulher leve essas informações sobre todos os aspectos da saúde, para sua família e para sua comunidade. É muito amplo, mas com o direcionamento que estamos planejando, desejamos trabalhar o corpo, a mente e o espírito de cada uma, tornando essas mulheres completas”, finalizou.

#jornalrmsp #brasil #secretariadamulher #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply