Equipe de nutrição da rede quer conhecer receitas saudáveis da população 

0

Sabe aquela iguaria que só você sabe preparar e, ainda por cima, é super saudável? A Diretoria Técnica de Nutrição, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) de Barueri, quer aprender seus segredos culinários e promover um compartilhamento de receitas saudáveis entre os usuários da rede de saúde ao mesmo tempo em que incentiva as pessoas a cozinharem sua própria refeição.

Desde o início de fevereiro, nutricionistas que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iniciaram uma ação que consiste em incentivar os pacientes a compartilharem receitas saudáveis. Cada pessoa pode colocar quantas receitas quiser. Basta detalhar todo o preparo no formulário disponível na recepção e colocar na urna, que permanecerá até o dia 10 de março. Depois, os nutricionistas irão selecionar as melhores e reuni-las no livro de receitas oficial que é entregue aos pacientes durante as consultas.

As urnas estão disponíveis nas UBSs Amaro José de Souza, do Jardim Mutinga; Armando Gonçalves de Freitas, do Parque Imperial; Pedro Izzo, do Jardim Esperança; Dra. Kátia Koler, do Engenho Novo; Julio Lizart, do Vale do Sol; Hélio Berzaghi, do Jardim Paulista; Vince Nemeth, do Jardim Audir; Dr. Adauto Ribeiro, do Parque dos Camargos; e Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval.

A nutricionista Daniele Menezes Teixeira explica o que é uma receita saudável. “São receitas sem ingredientes ultraprocessados e com pouco açúcar, sal, óleo e gorduras. Se tiver frutas, legumes, verduras ou outro alimento rico em fibras, como cereais integrais, raízes, sementes e castanhas, melhor ainda”, ensina.

A ação, além de fazer parte do calendário anual da Secretaria de Saúde, está ligada ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março. Até lá, o livro com as novas delícias já deve estar pronto.

“Nosso objetivo é incentivar as pessoas a desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Descobrir o prazer em cozinhar, comer mais a comida de casa. Esse é o 7º passo para uma alimentação saudável do Guia Alimentar da População Brasileira”, indica Danielle.

O Guia mencionado pela nutricionista está disponível para download gratuito AQUI.

#jornalrmsp #cidades #barueri #rubensfurlan #cabs #saude #nutricao #ubs

Share.

About Author

Leave A Reply