Ciclo de palestras sobre câncer de mama alerta usuários da UBS Vale do Sol

0

Palestras de profissionais de saúde e de pessoas que venceram o câncer de mama; exibição de vídeos, sorteios de prêmios, oficina de artesanato e disponibilização de massagens relaxantes e serviços de estética. Essas foram as atividades realizadas na última sexta-feira, dia 22, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlio Lizart, no Vale do Sol.

Luciana Bulhões, a gestora da Unidade desde a inauguração em 2019, explica o propósito: “temos que incentivar as pessoas a procurar a rede básica de saúde quando percebem algo diferente com sua saúde”, afirmou ela, que planejou o evento para até 600 pessoas.

A realização se deu em parceria com a SRI (Secretaria de Relações Institucionais). O secretário Mário Trimboli Júnior, o Marinho, compareceu ao evento com os funcionários Nelson Real e Marcelo Cavalcante, que interpretaram várias canções da Música Popular Brasileira.

“Eles não são músicos profissionais, mas realizam muito bem a atividade. Estamos unidos na luta contra o câncer de mama. Já participamos de atividades em outras UBSs e em escolas municipais conscientizando sobre a importância da prevenção”, revelou Marinho

Artesanato
Jordânia Pereira da Silva, presidente da Cooperativa Unindo Forças e pioneira do artesanato sustentável em Barueri, acostumada a participar como voluntária em eventos bem distantes do Vale do Sol, afirmou: é importante valorizar as atividades na comunidade”.

Além de levar os pregos retirados de pallets e a serragem da madeira para demonstrar a importância do reaproveitamento dos materiais, ela convidou a filha Lícia e três outras cooperativadas para participar das atividades. “Os homens ficaram lá trabalhando”, brincou.

Maria Paula Barcellos, a médica especialista, destacou a importância de as mulheres aprenderem a se tocar e de procurar ajuda médica assim que perceberam algum nódulo na região e também de superar o preconceito. “Quando descoberto a tempo, o câncer tem cura”, afirmou.

Depoimento de uma vencedora
Damares Rodrigues, moradora do Jardim Belval há 45 anos, compareceu com as duas filhas adultas na UBS. Ela foi escolhida por ser um exemplo na luta contra o câncer de mama. “Meu tratamento durou um ano e dois meses. Não foi fácil. Procuro encorajar outras mulheres a lutar também e não se deixarem vencer pela depressão”, ensinou a costureira e estilista, que atribui o sucesso à sua fervorosa devoção em Deus.

No período da tarde, as palestras ficaram por conta da enfermeira Ronalda Norberto, da psicóloga Sandra Lira e da nutricionista Íris Miranda, já que a realização de atividades físicas, o equilíbrio emocional e uma rigorosa dieta alimentar são fundamentais para vencer o câncer de mama.

“Foi muito satisfatório realizar esse evento em prol da conscientização dos cuidados e da prevenção ao câncer. Cuidar da saúde é um dos maiores atos de amor-próprio e um ato de observação ao funcionamento do corpo pode salvar a vida da pessoa”, arrematou a gestora Luciana.

#jornalrmsp #cidades #saude #mama #cancerdemama #outubrorosa #ubsvaledosol

Share.

About Author

Leave A Reply