VW testa Kombi elétrica que dirige sozinha

0

Em alguns anos, uma Kombi elétrica que dirige sozinha será realidade. A Volkswagen iniciou nesta semana os testes do ID.Buzz autônomo nas ruas do centro da cidade de Munique, na Alemanha. Até então, o protótipo do veículo autônomo desenvolvido em parceria com a empresa Argo AI estava em testes somente em pistas controladas. O novo Volkswagen ID.Buzz autônomo deve chegar ao mercado em 2025.

De acordo com a Volkswagen, a Kombi elétrica circulou sem a intervenção de um motorista graças a uma série de recursos responsáveis por mapear trajeto e tráfego, como módulos LIDAR, múltiplos sensores e câmeras. Durante a experimentação estavam a bordo o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o diretor da Argo AI em Munique, Alex Haag, além de um piloto de testes, responsável por agir em uma situação de emergência.

O Volkswagen ID.Buzz autônomo conta com software e hardware desenvolvidos pela empresa americana de tecnologia Argo. Ainda em fase de testes com protótipos, o sistema funciona através de inteligência artificial, que monitora diversas câmeras, radares e sensores – inclusive do tipo LiDAR – ao redor do carro. Além disso, o sistema também tem foco na operação sem motorista.

Sendo assim, o interior do ID.Buzz autônomo poderá adotar futuramente diferentes configurações e layouts, já que não há a necessidade de um condutor humano. Em outubro do ano passado, a Volkswagen revelou renderizações de conceitos do ID.Buzz autônomo em versões táxi, ambulância e como veículo de entrega.

No caso do conceito versão táxi, os assentos poderão ser posicionados como em uma sala de estar, trazendo até mesmo uma mesa entre eles. Além disso, a Volkswagen também destaca que os bancos e itens de revestimento do veículo serão feitos de materiais sustentáveis e reciclados, assim como na versão convencional do ID.Buzz.

No entanto, ainda é cedo para falarmos de detalhes técnicos da futura Kombi autônoma, que só deve chegar ao mercado em 2025. Apesar disso, o modelo deve compartilhar grande parte do design e da motorização elétrica com o Volkswagen ID.Buzz. Inicialmente, o modelo deve ser vendido apenas em alguns mercados da Europa e nos EUA, e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

#jornalrmsp #brasil #automotor #novakombi #idbuzz #vw #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply