Educação Infantil da rede de Barueri investe em ações de incentivo à leitura

0

As crianças matriculadas em todas as escolas de educação infantil da rede de Barueri estão recebendo muitos incentivos para mergulharem no mundo da leitura.

A Secretaria de Educação encaminhou para as unidades o material “Cantando e Contando”, que leva aos pequeninos estudantes muita prosa poética em seu conteúdo.

Destinados à infância, os livros fomentam a descoberta do mundo pelas linguagens, indo ao encontro dos seguintes campos de experiência sugeridos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Em linhas gerais, as obras valorizam a sonoridade, a visualidade, o trato estético da palavra, o entrelaçamento dessas matrizes de linguagem, a retomada da tradição, a curiosidade leitora, bem como o desenvolvimento da percepção e das habilidades socioemocionais.

Na Emei Eminoldo Harger, do Parque Imperial, todos os alunos e seus responsáveis estão participando ativamente da iniciativa.

De acordo com a diretora Tatiane Aparecida Tavares Branchini, a escola está em um clima de leitura, diversão e muito aprendizado. Para ela, ler para a criança é mágico, porque desperta a criatividade, a imaginação e muitas outras habilidades, além de criar vínculo entre quem lê e quem ouve.

“A nossa escola tem por objetivo trabalhar os cinco pilares da primeira Infância no decorrer do ano. Ler histórias para crescer foi um momento de interação entre escola e família, quando oportunizamos e incentivamos momentos de leitura. As crianças gostam muito de ouvir histórias, então ficaram maravilhadas com a atividade”, explicou a diretora.

Pensando sempre no desenvolvimento das crianças, criou-se no cotidiano das atividades momentos de reflexão e ações sobre os pilares da educação infantil. “Ao refletir sobre o Pilar Ler para Crescer, surgiu a ação trazer as famílias para a escola. Ler é voar por caminhos infinitos, quando esse voar é com quem amamos, se torna mais leve e prazeroso”, comentou a coordenadora Adriana Julinda Serafin.

#jornalrmsp #cidades #barueri #rubensfurlan #educacao #educacaoinfantil #barueriesporteforte #betopiteri #piteri #brunafurlan #lerparacrescer

Share.

About Author

Leave A Reply