Câmara de Osasco repudia serviço prestado pela Via Mobilidade

0

Moção aponta falhas e interrupções constantes no serviço de trens

A falta de qualidade dos serviços prestados pela Via Mobilidade – empresa que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) — foi alvo de debate e repúdio entre os parlamentares, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (25).

O Plenário aprovou uma Moção de Repúdio da vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) pelo “péssimo serviço” prestado à população que utiliza ambas as linhas.

“Somos totalmente contra esse processo de concessão ou privatização, que vem implicando em prejuízos para a população”, explicou a parlamentar.

Alguns ferroviários que atuam nas linhas acompanharam a sessão, onde os parlamentares solidarizaram-se com a luta dos trabalhadores.

“A gente está na luta efetivamente contra todo o desmantelamento que a Via Mobilidade vem fazendo no transporte público, na concessão dos trens, tirando o direito dos trabalhadores e precarizando o transporte público a todo momento”, disse Emerson Osasco (REDE).

“É muito importante a gente lutar contra esse desmando. Privatização é tirar o direito do povo”, afirmou Pelé da Cândida (MDB).

Délbio Teruel (União) parabenizou a colega pela Moção e criticou os serviços da operação. “Um absurdo o que estão fazendo com o povo da nossa cidade e região”.

Desde agosto de 2022, quando a Via Mobilidade assumiu os serviços, aconteceram cinco descarrilamentos. Segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), as linhas 8 e 9 registraram uma falha a cada dois dias. Ao todo, foram 157 entre janeiro e dezembro de 2022; e 43 em 2023. As duas linhas transportam 705 mil passageiros diariamente.

Sabesp

O vereador Batista Comunidade (Avante) também lamentou as falhas nos trens e chamou a atenção para a iminente privatização da Sabesp. “É uma coisa que a gente precisa discutir na cidade, inclusive através de audiência pública, para poder pensar junto e poder contribuir”, disse o parlamentar, que é contrário à medida.

O vereador Julião (PSD) também se manifestou contra a concessão da CPTM à Via Mobilidade e a privatização da Sabesp.

Segundo Juliana da AtivOz, a Câmara deve criar uma Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp. Ela informou que já coletou 11 assinaturas em prol da iniciativa.

#jornalrmsp #brasil #osasco #camaradeosasco #viamobilidade #ativoz #rogeriolins

Share.

About Author

Leave A Reply