Secretaria de Saúde encerra oficina de aprimoramento para profissionais da área

0

Terminou na quarta-feira, dia 21, no auditório do ITB Professor Munir José, a 1ª Oficina de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde de Barueri. A elaboração do conteúdo programático e ministração de atividades ficou a cargo do Nephs/ DATQSP (Núcleo de Educação Permanente e Humanização Social da Diretoria Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente) da Secretaria de Saúde.

A equipe multidisciplinar do Nephs/DATQSP é composta por diversos profissionais da Saúde (médicas, enfermeiras, assistentes sociais, farmacêuticas, psicólogas etc.). “Nosso objetivo é formar atores vinculados às diferentes práticas e processos de trabalho em saúde, visando ampliar o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver ação estratégica para contribuir na implementação de processos de educação permanente”, revela Roseni Melo Mendonça, enfermeira responsável-técnica.

“Um dos papéis dos facilitadores no ambiente de trabalho será o de acompanhar e facilitar a reflexão crítica sobre os processos na rotina das equipes em suas respectivas unidades”, complementa Roseni.

O curso começou com um encontro virtual de quatro horas no dia 7 de junho e teve três outros presenciais nas quartas-feiras subsequentes. A conteúdo foi ministrado em 16 horas-aula. Além de palestras, nas aulas presenciais houve dinâmicas de grupo.

“O objetivo é traçar planos de ação para problemas concretos através de uma caixa de ferramentas usando o “Design Thinking” (método para criação de soluções inovadoras e diferenciadas) e o “Arco de Maguerez” (metodologia para aprendizagem composta de cinco etapas). Eles se apercebem que isto pode ser utilizado no cotidiano dos equipamentos de Saúde”, afirma Giselle Rodrigues de Sant’Anna Neves, cirurgiã-dentista, assessora-técnica da Secretaria de Saúde.

Após uma bem-sucedida entrega de 10 brindes, houve o encerramento e os cerca de 80 participantes foram convidados a participar de uma festa junina com as mais variadas guloseimas da época. Uma nova oficina deverá ocorrer no segundo semestre, mas os organizadores ainda vão tabular as críticas e sugestões (sem identificação, para não causar constrangimentos) que eles solicitaram aos profissionais.

Profissionais de saúde de outras cidades também foram convidados para o evento. É o caso de Percília Francisco, psicóloga do Núcleo de Educação Permanente do Centro de Desenvolvimento e Qualidade para o SUS, do governo do Estado de São Paulo. “Fiz questão de comparecer para dar o meu apoio ao que Barueri faz pela educação permanente”, disse.

“Somos de Itapevi. Estou encantado com a iniciativa e a estrutura de Barueri. Só o encontro pode propiciar o aprimoramento. Parabéns para todos os organizadores”, declarou José Augusto da Silva, psicólogo e coordenador do Grupo Técnico Rota dos Bandeirantes de Educação Permanente, que estava acompanhado de Érica Roosch.

“O ideal é procurar melhorar o aprendizado e compartilhar o conhecimento com a equipe. Foi muito boa essa oficina”, relatou Juliana Lino, enfermeira da UBS Maria Magdalena Macedo.

“Eu e outra profissional de saúde da nossa cidade recebemos esse convite para participar e resolvemos aceitar para agregar conhecimento na área”, revela Gisele Rizo, enfermeira do Neps de Jandira.

Sobre o Nephs
É um Núcleo da Secretaria de Saúde de Barueri que busca, através da educação permanente, o desenvolvimento profissional de seus servidores para que isso reflita na melhoria do atendimento à população. Em seus mais de cinco anos de existência, o Nephs se esmera em promover constantemente cursos e oficinas de qualificação.

#jornalrmsp #cidades #barueri #saude #nephs #itb #datqsp #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply