Famílias participam do “1º Encontro de Mulheres que Amamentam”

0

No dia 25 de agosto, a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), ligada à Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Educação, realizou o “1º Encontro de Mulheres que Amamentam”, em comemoração à campanha Agosto Dourado, conhecida como o “Mês do Aleitamento Materno no Brasil”.

Dedicado às mães e a todas as pessoas interessadas no tema, o evento aberto ao público aconteceu no Centro de Referência pela Primeira Infância, com o apoio do Movieco – Movimento Ecológico de Barueri.

“Este encontro foi pensado no bem-estar da mãe, porque se ela estiver bem, consequentemente terá condições de cuidar melhor do seu bebê. Muitas vezes ela fica em segundo plano porque todos acabam focando na criança, é natural darmos mais atenção ao novo membro da família, mas não podemos esquecer que a mãe também precisa de cuidados”, disse a coordenadora da Cabs, Fernanda Lucas Medeiros.

Na conversa com o tema “Vivências integrativas – Se cuidar é uma forma de amar”, mães e demais familiares puderam debater sobre a importância do bem-estar da mulher neste momento que necessita do apoio de todos à sua volta. “Um momento para valorizar ainda mais essa mãe. É fundamental que ela tenha essa rede de apoio, tanto da família como dos nossos profissionais da Saúde, para tirar dúvidas, fazê-las se sentir bem e com a autoestima elevada. E esse foi o objetivo desse encontro, fazer deste dia um momento especial para elas”, relatou a diretora técnica da Saúde da Criança da Cabs, Vera Freire Gonçalves.

Além da roda de conversa, houve sessão de ioga, dança de zumba e momento da beleza com maquiagem produzida especialmente para as mães. “Acho importante essa preocupação também com o bem-estar das mães. Para mim tudo está sendo novo e quanto mais informações, melhor”, contou a moradora do Jardim Líbano, Letícia de Souza Bonfim, grávida de oito meses do primeiro filho.

“A gente pode ter um dia agradável, trocamos experiências porque uma gestação é diferente da outra e isso me fez sentir mais fortalecida. Eu não tive todo esse cuidado e orientação quando estava grávida do meu primeiro filho e estou achando ótimo”, complementou a moradora do Boa Vista, Mayara de Oliveira, com seis meses de gestação do seu terceiro filho.

Ao longo do mês, diversas outras ações estão sendo promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento para mães e bebês, além de esclarecer dúvidas referentes à amamentação.

Campanha
No Brasil, a Lei nº 13.435/2017 instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno e faz referência à cor dourada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que bebês até os seis meses de idade sejam alimentados exclusivamente com leite materno. E orienta a importância de manter o aleitamento materno mesmo após a introdução de outros alimentos até os dois anos ou mais. Mas apesar da recomendação, o Ministério da Saúde informa que apenas 45,8% das crianças brasileiras são amamentadas até os seis meses.

#jornalrmsp #brasil #barueri #sefam #mulheresqueamamentam #oms #ubs #cabs #ubs #aleitamentomaterno #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply