Sema promove encontro da Cetesb com municípios vizinhos sobre licenciamento ambiental

0

Na manhã desta quarta-feira (4), a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), promoveu um encontro com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) com representantes de 11 municípios da região, são eles: Santana de Parnaíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Embu das Artes, Araçariguama, São Roque, Itapevi, Carapicuíba, Osasco e Barueri que sediou o evento.

O objetivo era estreitar os laços da instituição com as localidades para a melhora dos trabalhos de monitoramentos das atividades ambientais de baixo, médio e alto impacto.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), falou da importância de ter esse contato mais próximo da Cetesb com os municípios.

“É importante que a gente possa ter essa comunicação com a Cetesb, que é um órgão muito competente, um órgão de responsabilidade do Estado de São Paulo e o Tomaz (diretor-presidente da Cetesb) está aqui, e isso mostra a boa vontade do Governo do Estado de São Paulo de fazer com que funcione a máquina pública. E traga informação e proximidade”.

Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é uma agência do governo estadual que é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. O diretor-presidente da Cetesb Thomaz Toledo comentou sobre a capacidade institucional e técnica, que foi tema do encontro, e da possibilidade de mais técnicos atuarem nesta fiscalização.

“A gente está tratando a capacidade técnica e do reforço institucional. As demandas de nove municípios são basicamente atendidas por uma agência da Cetesb, situada em Osasco, os demais municípios são atendidos por outras agências, com 15 técnicos, que fazem os processamentos dos licenciamentos da região. Juntando esses municípios e trabalhando com a municipalização, iremos agregar mais 44 técnicos ambientais. Com isso a gente triplica a nossa força de trabalho pra processar as demandas”, explicou Toledo.

Ele ainda detalhou o trabalho das agências e como elas atuam em prol dos municípios e da população, neste caso da Região Metropolitana de São Paulo.

“Esses municípios da Região Metropolitana de São Paulo e entorno, juntos somam aproximadamente 2.100.000 habitantes que dão 10% da população da Região Metropolitana. Toda essa população demanda serviços da Cetesb, então estamos reforçando essa parceria com os municípios para poder atender bem essas demandas”.

#jornalrmsp #brasil #barueri #sema #cetesb #licenciamentoambiental #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply