Barueri elege representantes para a Conferência Estadual da Juventude 

0

No último dia 28 de setembro, a Secretaria da Família de Barueri (Sefam) realizou no auditório do Parque da Maturidade a 4ª Conferência Municipal da Juventude visando a eleição de representantes para a conferência estadual a ser realizada em Olímpia (SP) nos dias 27 e 28 de outubro. Em dezembro, na capital federal, ocorrerá a Conferência Nacional da Juventude.

Ricardo Caiaffa, secretário-adjunto da Família e orador do evento, deu a palavra ao secretário Sílvio Macedo, que deu boas-vindas aos jovens, predominantemente da rede escolar municipal. André Alexandre da Silva, do Unegro (União de Negras e Negras pela Igualdade Barueri) também compôs a mesa. “É importante que os jovens participem para combater o racismo, a homofobia e o preconceito contra as mulheres. Somos contra tudo isso”, afirmou.

Caiaffa destacou o trabalho de Roberta Corrêa (intérprete de Libras da SDPD) e de Cristiane Aparecida de Souza (convidada), e fez a leitura completa do Regimento Interno. Rogério Correia da Silva, o “Veinho”, coordenador da Juventude e Políticas sobre Drogas de Barueri, e Rodrigo da Silva Machado, o “Passarinho”, gerente de Programas e Projetos, da Prefeitura de Itapevi, também fizeram uso da palavra. Eles exortaram a juventude a se engajar nos vários instrumentos que Barueri coloca à disposição de todos.

Houve a divisão das centenas de jovens em seis grupos liderados por facilitadores e acompanhados por relatores para discussão de temas como “Direito à Cidadania”, “Direito à Educação”, Direito à Profissionalização”, “Direito à Saúde”, “Direito à Diversidade” e “Direito ao Território e à Mobilidade”.

Ficou definido que a composição dos delegados e suplentes teria 50% de mulheres e 50% de negros e pardos. No grupo que discutia o Direito à Cidadania, destacou-se Maria Isabel Borges, de 17 anos, moradora do Jardim do Mutinga. “É muito importante que o jovem tenha voz e que participe”, diz ela, que está no 3º ano do Ensino Médio, na Fieb Aldeia da Serra, e pretende se formar em Biologia. “Quero ser professora da rede pública para passar um pouco dos meus conhecimentos de vida”, sonha.

Ao final dos trabalhos em Barueri, foram escolhidos os seguintes jovens para a conferência estadual:

Delegados Suplentes
Guilherme Fernandes de Freitas Eduardo Fernandes Saraiva
Gabriela Oliveira de Figueiredo Bianca Honório de Oliveira
Maria Isabel Borges Abraão Tomaz da Cruz e Silva
Beatriz da Silva Martins de Oliveira Anna Beatriz de Castro Braga

 

Ana Carolina de Moraes

 

Fabrício das Chagas de Sousa da Silva
Maria Eduarda Rodrigues da Silva

 

Fernanda Tenório Cruz

#jornalrmsp #brasil #barueri #sefam #juventude #conferenciadajuventude #unegro #sdpd #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply