Ação sobre saúde bucal chega ao Centro de Referência Pela Primeira Infância 

0

A Secretaria de Saúde de Barueri, em parceria com a Secretaria de Educação, promove desde o dia 23 até o dia 26 a “Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância” para as crianças de zero a seis anos. A iniciativa ocorre no CRPI (Centro de Referência Pela Primeira Infância) e celebra o Dia Nacional de Saúde Bucal (comemorado no dia 25 de outubro). O objetivo é ensinar crianças, pais e cuidadores as práticas corretas para garantir a saúde bucal desde os primeiros anos de vida.

Aprendendo brincando
A ação sempre começa com um teatro de fantoches, contando a história de um menino que comia muitos doces escondido e não gostava de escovar os dentes. Até que precisou ir ao dentista. “O dentista é o amigo dos nossos dentinhos”, disse um dos personagens durante a apresentação.

A fada do dente também marca presença nas atividades e cada criança ganha um kit com escova, pasta de dente e um desenho para colorir.

De acordo com Fabiana Ferreira Nardi, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, a atividade incentiva crianças a descobrirem, de um jeito divertido, hábitos saudáveis.

“Elas vão aprender através das brincadeiras. O objetivo é transformar a educação em saúde bucal em uma experiência lúdica para crianças. A ação também envolve os pais e os profissionais nesse processo educativo”, explica.

Como escovar?
A dentista Adriana Lopes Brandão mostra para os pequeninos a maneira certa de escovar os dentes.

“A gente não pode ter pressa! Vamos fazendo movimentos em bolinha, a quantidade de pasta é um grão de arroz. Não se esqueça: escovação noturna é sempre a mais importante”, disse a dentista enquanto escovava os dentes de um leãozinho de pelúcia.

Saúde bucal para bebês
A conversa sobre saúde bucal chegou aos pais e mães que visitavam o CRPI. Inclusive aqueles com bebês de colo.

A dentista Marisley Ferreira falou sobre a importância desses cuidados também na fase de bebês menores.

“A higienização das boquinhas do bebê começa antes de nascerem os dentinhos, pois há riscos das cáries de mamadeira e isso causa muita dor, além de evitar a chupeta. O objetivo desse trabalho nas escolas e com as mães é de atingirmos o índice zero de cáries”, ressalta.

Ana Paula Andrade, mãe da Olívia, de um ano e quatro meses, aprovou a experiência. “Achei fantástica essa atividade acontecer aqui no CRPI, pois temos que ter mais acesso à informação para ter essa introdução do cuidado desde os bebezinhos”, frisou.

Plano Municipal
A ação vai ao encontro do Plano Municipal pela Primeira Infância de Barueri.

“As metas do Plano definem que as Secretarias unam forças para potencializar resultados na divulgação de informações e garantir que as crianças tenham o seu desenvolvimento pleno”, reforça a diretora do CRPI, Elaine Barbosa.

#jornalrmsp #brasil #barueri #saude #saudebucal #primeirainfancia #crpi #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply