Saúde soma mais de 63,9 milhões de procedimentos de janeiro a agosto 

0

Acaba de ser divulgado pela Secretaria de Saúde de Barueri mais um balanço dos procedimentos realizados pelo setor no período de janeiro a agosto de 2023. Em apenas sete meses foram realizados 63.946.175 atendimentos na cidade.

O número se refere a todos os serviços realizados pela rede municipal de saúde, que inclui atendimentos de urgência e emergência, consultas médicas, cirurgias, exames, tratamentos, atendimentos em geral, partos etc.

Salta aos olhos os números divulgados pela Farmácia Municipal e os exames laboratoriais, que juntos somam um total de 62.011.147 atendimentos. No período mencionado, a Farmácia Municipal dispensou 57.930.304 medicamentos e 199.904 receitas médicas. Já com relação aos exames laboratoriais, foram 3.280.939. Barueri conta com laboratório e farmácia 24 horas.

Ampla rede de saúde
Barueri dispõe de uma ampla rede de saúde pública mantida pela Prefeitura. São 19 Unidades Básicas de Saúde, sete prontos-socorros – sendo um infantil e um especializado -, um Hospital Municipal de média complexidade, uma maternidade, um Centro de Diagnósticos, um Centro de Especialidades, três Centros de Atenção Psicossocial (Infantojuvenil, Adulto e Álcool e Drogas), um Centro de Hemodiálise, uma Farmácia 24 horas, um Centro de Fisioterapia e Saúde Funcional, uma residência terapêutica, uma Policlínica, um Centro de Orientação e Apoio Sorológico e um Serviço de Atendimento Especializado.

Dentre os atendimentos de urgência e emergência infantil, adulto e odontológico, cateterismo, processos cirúrgicos e ambulatoriais, sessões de hemodiálise, medicina fetal, oncologia, tratamento em alergologia e tratamento em fertilização in vitro a rede soma uma produção de 694.012.

Já os exames de diagnóstico e terapêutica, que incluem 26 modalidades, somam 422.068. Nos sete meses mencionados, foram realizados 2.798 partos.

Na Atenção Básica foram realizados 502.287 atendimentos. Dentre eles estão consultas de clínica geral, pediatria e ginecologia (324.295), consultas não médicas (enfermagem, nutrição, vacinação, aferições etc. – 103.256), consultas de saúde mental adulto e infantil (53.864) e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD – 20.872).

Por fim, os serviços especializados alcançaram a métrica de 313.863 atendimentos, sendo 30.995 no Centro de Saúde Funcional (CER) e 282.668 consultas médicas com especialistas.

Quem usa, aprova
Bruna Cristina R. S. Lima, de 24 anos, não economiza em elogios para a rede de saúde municipal. Em julho deste ano ela rompeu o tendão e foi atendida inicialmente no Pronto-Socorro Central e depois internada no Hospital Municipal Francisco Moran, onde passou por uma cirurgia e começou a passar pela ortopedia. Hoje segue fazendo fisioterapia, também pela rede, e recebendo todo o acompanhamento da equipe médica.

“Todos os médicos e enfermeiros foram muito atenciosos. Dá até vontade de chorar só de pensar em tanto carinho. Os gesseiros e agora a fisioterapeuta também. Além de muito profissionais, têm muito amor envolvido. Alguns momentos nesse processo foram um pouco complicados e cheios de medo, mas eles me acalmaram, me orientaram. O resultado disso, com a ajuda de Deus, é uma recuperação bem mais rápida que o normal”, relata Bruna, agradecida.

Elisabeth Maria Fernandes conta que utiliza vários serviços da rede de saúde, não só para ela, mas para os filhos também. “Até agora tenho sido bem atendida, não posso reclamar: meus exames, remédios de graça, médicos na hora que eu preciso”. A munícipe também elogia a infraestrutura das unidades de saúde. “Acho ótimo! Os aparelhos, o Centro de Diagnósticos a gente tem tudo, parece particular”, destaca.

Adenora Coutinho Alencar, moradora do Parque dos Camargos, está passando por tratamento oncológico pela rede. Além dessa assistência, disse que utiliza os clínicos e ginecologistas da UBS, além de pediatra para os filhos. “Barueri é uma cidade que acolhe bastante. E aqui realmente a Saúde é muito boa mesmo”, afirma.

#jornalrmsp #brasil #barueri #saude #ubs #hmb #cer #sad #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply