A Prefeitura de São Sebastião entrega, na próxima segunda-feira (30), às 9h, o Rancho de Pescadores de Barra do Una. Localizado na Avenida Magno dos Passos Bittencourt, na cabeceira da Ponte Birigui, ele homenageia Seu Durval e seu filho Jorginho.
Este será o 13º rancho entregue durante a atual gestão ficará responsável por atender as necessidades dos pescadores artesanais do bairro da Costa Sul. No local, os pescadores podem guardar os petrechos de pesca e ainda tem a valorização da cultura caiçara.
“O prefeito Felipe Augusto investiu muito na pesca artesanal e esse rancho faz parte desse compromisso da gestão com a comunidade. O trabalho foi intenso, desde o pedido de construção do rancho até a finalização da obra, e o resultado é o fomento aos pescadores”, afirmou o secretário do Meio Ambiente (SEMAM), Flávio Queiroz.
O novo rancho possui 5x10m, com uma rampa de acesso e pontos de luz interno e externo. Aproximadamente 20 pescadores serão beneficiados.
O espaço homenageia o pescador caiçara seu Osvaldo de Moraes, conhecido como Sr. Durval, uma referência para os pescadores da Costa Sul de São Sebastião. Nascido em Juquehy no ano de 1929, ficou viúvo muito cedo e criou sozinho os cinco filhos, além de fazer parte da última geração de pescadores antigos e caiçaras da Costa Sul.
Na década de 1960, com a construção do trecho da estrada da Rio-Santos na Costa Sul de São Sebastião, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) contratou diversos caiçaras para compor a equipe de Barra do Una. Esse grupo tinha a responsabilidade de zelar, junto com as equipes dos outros bairros, pelo trecho rodoviário de Boraceia até o bairro Tabatinga em Ubatuba.
Assim surgiu o ponto de apoio chamado ‘Rancho da DER’ às margens do Rio Una, local onde Sr. Durval viveu e pescou por 20 anos acompanhado de seu filho Jorginho, utilizando redes de emalhe (espera, caçoa, tainha), de arrasto (camarão) e espinhel.
Além do legado da pesca deixado para muitas gerações, Sr. Durval também foi um dos caiçaras responsáveis pelo desenvolvimento da região com sua dedicação no DER após a criação da Rodovia Rio-Santos (SP-55).
Os caiçaras da região relatam que durante uma de suas pescarias a captura foi tão grande que foi necessário um caminhão basculante do DER para transportar os peixes para Santos. Após este período, Sr. Durval foi morar com sua filha Jacira em Juquehy, onde faleceu em 2014 com 86 anos.
Além de exímio pescador, Sr. Durval era uma das pessoas mais queridas de Juquehy e Barra do Una, ensinou diversos caiçaras sobre a cultura da pesca artesanal e a arte de remendar e produzir as redes de pesca.
Serviço
Entrega do Rancho de Barra do Una
Data: 30 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Rancho dos Pescadores Sr. Durval e Jorginho
Endereço: Avenida Magno dos Passos Bittencourt, na cabeceira da Ponte Birigui
#PraTodosVerem: imagens do rancho de pesca quer será entregue à comunidade pesqueira. Fim da descrição.
#jornalrmsp #pmss #saosebastiao #der #barradouna #ranchodouna #ranchodepesca