Banners Rotativos

Prefeitura de São Sebastião entrega Rancho dos Pescadores de Barra do Una

0

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), entregou, nesta segunda-feira (30), o Rancho dos Pescadores de Barra do Una. Este é o 13º rancho inaugurado na gestão do prefeito Felipe Augusto e atende às necessidades dos pescadores artesanais do bairro da Costa Sul.

A estrutura fica localizada na Avenida Magno dos Passos Bittencourt, na cabeceira da Ponte Birigui. O rancho homenageia os pescadores locais Sr. Durval e Jorginho, pai e filho.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito esteve presente, junto com autoridades do município, secretários do governo e familiares dos homenageados.

“Desde do começo da minha gestão, eu tinha esse compromisso de investir e valorizar a pesca artesanal do nosso município. Ficou arrepiado ao lembrar que foram entregues quase dois ranchos por ano durante os meus dois mandatos. Além disso, ainda existem algumas licitações para a construção de outros ranchos que serão entregues na gestão do Reinaldinho”, completou o prefeito.

O secretário do Meio Ambiente, Flávio Queiroz, afirmou que o prefeito Felipe Augusto investiu muito na pesca artesanal e esse rancho faz parte desse compromisso da gestão com a comunidade.

“O trabalho foi intenso, desde o pedido da construção do rancho até a finalização da obra, e o resultado é o fomento aos pescadores. Além dos ranchos, houve muitos outros investimentos na pesca como a fábrica de gelo, tratores, freezers, Centro de Apoio à Pesca e cursos para os pescadores”, destacou o secretário.

O novo rancho possui 5x10m, com uma rampa de acesso e pontos de luz interno e externo. Aproximadamente 20 pescadores serão beneficiados. No local, os pescadores podem guardar os apetrechos de pesca e ainda tem a valorização da cultura caiçara.

A chave do rancho foi entregue ao pescador local, Luciano Leme, conhecido como ‘Tuca’. “Foi muito necessário a entrega dessa infraestrutura para desempenharmos o nosso trabalho da melhor forma. Essa gestão fomentou a pesca artesanal como nenhuma outra, só podemos agradecer”, disse Tuca.

Ian Moraes, neto de Durval, acompanhou a cerimônia de abertura do rancho que homenageia o avô dele e ficou contente com o ato. “Tenho que agradecer essa homenagem ao meu avô, porque acredito que esse espaço deixa registrado a importância do legado dele dentro dessa comunidade pesqueira da cidade”, falou Ian.

Homenagem

O espaço homenageia Osvaldo de Moraes, conhecido como Sr. Durval, pescador caiçara de referência na Costa Sul de São Sebastião. Nascido em 1929 em Juquehy, ele criou sozinho seus cinco filhos após ficar viúvo e foi parte da última geração de pescadores tradicionais da região. Na década de 1960, trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) durante a construção da estrada Rio-Santos, sendo responsável pela manutenção do trecho entre Boraceia e Tabatinga, em Ubatuba. Sr. Durval também foi pioneiro na pesca artesanal e ajudou a desenvolver a região. Morou por 20 anos no “Rancho da DER”, onde pescava com seu filho Jorginho. Faleceu em 2014, aos 86 anos, deixando um legado de conhecimento sobre a pesca e a cultura caiçara.

#PraTodosVerem: imagens da inauguração do Rancho de Barra do Una, nesta segunda-feira (30). Fim da descrição.

#jornalrmsp #pmss #saosebastiao #semam #barradouna #der #juquehy

Share.

About Author

Leave A Reply