Banners Rotativos

Semana de Prevenção às Deficiências tem início com palestras de profissionais especializadas

0

A Prefeitura de Barueri deu início na manhã desta quinta-feira (21) à Semana de Prevenção às Deficiências, evento que ocorre até o dia 28 no auditório da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiências (SDPD). Instituída pela Lei Municipal nº 954/1996, a iniciativa tem como objetivo divulgar informações sobre a prevenção das deficiências e promover a inclusão, buscando minimizar barreiras e preconceitos enfrentados por pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário Carlos Roberto da Silva, o professor Carlinhos, “a Semana visa dar visibilidade a esse público e contribuir para a conscientização da sociedade sobre suas necessidades e direitos”. Para ampliar o alcance das palestras, a SDPD realiza dois encontros diários com o mesmo conteúdo, um pela manhã e outro à tarde, permitindo que profissionais da área da saúde, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e fonoaudiólogos, possam participar.

No período da manhã, a fisioterapeuta Jamine Vasconcelos, do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, abordou o tema “Fluxo de Atendimento da Deficiência Física Profissional”. À tarde, a palestra foi conduzida por Rita Monteiro, também do mesmo departamento. Ambas explicaram o processo para obtenção de órteses e próteses pela Secretaria. O procedimento começa com a triagem do candidato, que deve ter cadastro municipal ativo e apresentar documentos como identidade, comprovante de residência e prescrição médica para a tecnologia solicitada.

Saiba mais 

É importante destacar que para órteses de uso temporário, como cadeira de rodas, andador, muletas ou bengalas, o munícipe deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barueri. Os equipamentos fornecidos pela SDPD, que incluem órteses suropodálicas, supramaleolares, molas de Codvilla, tutores longos, próteses de membros superiores e inferiores, calçados para pés diabéticos e palmilhas de compensação, são adquiridos via licitação, o que pode prolongar o processo e gerar expectativa.

Em seguida, Simone de Almeida Lima, terapeuta ocupacional com mais de 25 anos de experiência em Sorocaba (SP), ministrou a palestra “Prescrição de Cadeiras de Rodas e Adequação Postural Profissional”. Ela ressaltou os desafios de selecionar equipamentos que atendam verdadeiramente às necessidades dos pacientes, e não apenas às preferências dos familiares. “Muitos familiares desejam imobilizar cabeça e membros do paciente, o que é inadequado e pode causar sérios riscos, como broncoaspiração, que pode levar ao óbito”, alertou Simone.

A terapeuta destacou ainda que os solicitantes respondem a um questionário detalhado, que inclui informações como o modelo do carro da família e o tipo de moradia, para garantir a escolha mais adequada. Ela exemplificou a diversidade de preços das cadeiras de rodas, que podem variar de R$ 300 a dezenas de milhares de reais. “Não adianta investir uma fortuna em um equipamento que pode se tornar inutilizável após uma mudança de residência. A família ficaria com um verdadeiro ‘elefante branco’”, concluiu.

II Encontro de Gestores da Pessoa com Deficiência
Dentro da programação da Semana de Prevenção às Deficiências, Barueri sediou, no dia 22 de agosto, o II Encontro de Gestores Públicos da área da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e reuniu representantes de sete municípios paulistas que já receberam suporte e consultoria técnica da pasta.

O advogado Hissac Alves de Oliveira, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também participou da atividade, que contou com a presença de secretários municipais de São Carlos, Embu das Artes, São Caetano do Sul, Osasco, Ibiúna e Cotia, além de representantes do CIOESTE.

#jornalrmsp #barueri #semanadeconscientizacao #cioeste #sdpd #deficiencias

Share.

About Author

Leave A Reply