A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, mantém uma linha de cuidado estruturada e humanizada para atender munícipes acima do peso, com foco na prevenção, no tratamento e no acompanhamento contínuo da obesidade. As informações foram apresentadas por Priscila Koritar, da Diretoria Técnica de Assistência Multiprofissional, vinculada à Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde.
De acordo com Priscila, a Atenção Básica é a principal porta de entrada do sistema e responsável por organizar todo o cuidado em saúde. É nesse nível que todos os pacientes são inicialmente acolhidos.
Pessoas com obesidade grau I (IMC entre 30,00 e 34,99 kg/m²), independentemente da presença de comorbidades como hipertensão, diabetes ou dislipidemia, e aquelas com obesidade grau II (IMC entre 35,00 e 39,99 kg/m²) sem doenças associadas, recebem acompanhamento direto das equipes multiprofissionais nas unidades básicas de saúde. Já os pacientes com obesidade grau II associada a comorbidades e aqueles com obesidade grau III (IMC igual ou superior a 40,00 kg/m²) são encaminhados ao Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, que é a referência municipal da Linha de Cuidado da Obesidade.
Saiba mais
Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, o atendimento também é realizado por equipe multiprofissional especializada. Na Atenção Básica, médicos e enfermeiros elaboram o Projeto Terapêutico Singular, um plano de cuidado individualizado que considera as necessidades específicas de cada paciente.
A partir dessa avaliação, são feitos encaminhamentos para profissionais como nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, que podem atuar tanto em atendimentos individuais quanto em grupos.
Abordagem intersetorial
Além de tudo disso, a Prefeitura promove uma abordagem intersetorial no enfrentamento da obesidade. A Atenção Básica articula ações com outras pastas municipais, como a Secretaria de Esportes, a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ampliando o cuidado para além do aspecto clínico e incentivando hábitos de vida mais saudáveis.
Nos casos acompanhados pela Atenção Especializada, é avaliada a necessidade de cirurgia bariátrica. Quando indicada e realizada, o paciente permanece em acompanhamento no Centro de Especialidades por um período de dois anos. Após esse prazo, retorna ao seguimento regular pela Atenção Básica, garantindo a continuidade do cuidado.
Com toda essa organização, Barueri oferece um atendimento estruturado, contínuo e multidisciplinar aos munícipes acima do peso, mostrando seu compromisso com a saúde integral da sua população nos mais variados casos.
Firme e forte na dieta
Percival Stefani, de 74 anos, morador do Jardim Flórida, procurou uma nutricionista da rede pública de Barueri para reduzir seu peso. Ele conta que iniciou o tratamento com 126 quilos e que tinha o hábito de consumir refrigerante, carne gorda e torresmo. “Após seis meses de tratamento, quando cheguei aos 110 quilos, parei de emagrecer. Foi então que, por exames, descobri uma insuficiência cardíaca leve e, somente no último ano, tive três pneumonias, erisipela e desenvolvi insuficiência renal. Mesmo assim, não desisti. Hoje, com 99 quilos, cuido da minha saúde e sigo em acompanhamento nutricional. Cortei o refrigerante, a gordura e o açúcar, tenho alimentação regrada e quero chegar aos 95 quilos, que é meu peso ideal”, contou à reportagem.
#jornalrmsp #barueri #saude #imc #peso #atencaobasica #dieta #diabetes #cardiopatia #pressaoalta